Olá, no post de hoje falaremos sobre Perfume Natural Líquido de base oleosa!! Quem não ama sentir um cheiro gostoso em si mesmo ou em uma pessoa querida?

Montamos esse post com a finalidade de te ajudar a elaborar seu próprio perfume e ainda disponibilizamos uma fórmula que já testamos e gostamos muito.

Nosso primeiro Perfume
Nosso primeiro Perfume

Mas afinal, o que devemos considerar ao testar um blend de óleos essenciais?

De fato, ao compor um Blend de Óleos Essenciais para preparar um perfume, devemos levar em conta alguns fatores. Primeiramente, o nosso gosto, ou o gosto da pessoa que queremos presentear com esse perfume. Dessa forma, aguns preferem aromas mais herbais, outros aromas mais florais e adocicados, tem aqueles que preferem aromas mais cítricos ou até amadeirados. Então, leve isso em consideração!

Veja na tabela abaixo alguns óleos essenciais e suas principais classificações aromáticas:

Aromas CítricosBergamota, laranja, grapefruit e capim-limão
Aromas HerbaisErva doce, alecrim e sálvia
Aromas ResinadosMirra, olíbano e benjoim
Aromas de EspeciariasCravo, canela e gengibre
Aromas da FlorestaEucalipto, cipreste e pinho
Aromas FloraisJasmim, gerânio e lavanda
Aromas ExóticosYlang-ylang, sândalo e palmarosa

Em outras palavras, além de considerar os tipos de aroma, precisamos também considerar as notas aromáticas que variam entre topo, intermediária e base. 

Antes de avançarmos para essa classificação, é necessário então pontuar a subjetividade que existe em ambas as categorizações. Dessa forma, um óleo essencial pode variar bastante de um fornecedor para o outro, do método de extração e também de qual espécie daquela família estamos falando. Por exemplo, o Eucalipto possui algumas variações disponíveis no mercado e a diferença aromática entre eles é nítida.    

Assim, por conta dessas variações e até por conta da subjetividade do sentir aromático, é muito importante incluir em suas anotações detalhes sobre o óleo essencial que você está utilizando em seu experimento. Então, lembre de escrever o fornecedor, a espécie, o método de extração e qual foi sua sensação ao cheirar tal óleo. 

Tenha em mente portanto, que um mesmo óleo essencial pode pertencer a mais de uma categoria aromática e passear entre as notas aromáticas.

Perfume Natural
Perfume Natural

Notas de Topo

A saber, estas são as notas que nossos sentidos captam primeiro. Então, quando o perfume alcança seu nariz, lhe dá a ilusão de que é a nota mais forte do seu Blend Aromático. É forte e bastante presente, mas as Notas de Topo são as primeiras a desaparecer em qualquer perfume devido à sua alta volatilidade. Ainda assim, são a chave para um perfume delicioso. Ao criar seu perfume de óleo essencial, planeje que a Nota de Topo componha entre 30 e 35% da mistura.

BergamotaCapim LimãoEucalipto Citriodora
Eucalipto GlobulusHortelã PimentaLitsea Cubeba
MelaleucaLaranja DoceLimão LFC
Notas de Topo

.

Notas Intermediárias

Carinhosamente conhecidas como Notas de Coração, Notas de Corpo ou Nota do Meio (Intermediária), elas duram mais do que uma Nota de Topo e une as Notas de Topo e de Base. Em síntese, é responsável por trazer substantividade ao Perfume. Uma nota média deve então compor a maior proporção do seu perfume de óleo essencial. Usaremos assim, uma proporção entre 40 e 50%.

Alecrim VerdadeiroCamomila AzulLavanda Francesa
Lavandin GrossoCravoSálvia
ManjericãoCardamomoPimenta Rosa
Notas Intermediárias

Notas de Base

Também referido como uma Nota Profunda ou Nota de Fundo. Essas notas são os aromas que perduram por mais tempo e dessa forma, trazem maior durabilidade ao Perfume Natural. Desse modo, uma Nota de Base idealmente deve estar presente entre 20 e 25% da sua mistura de perfume.

GengibreYlang YlangSândalo
PatchoullyOlíbanoBenjoim
Breu BrancoBaunilhaCanela
Notas de Base

Fórmula Base de Perfume Natural Oleoso

81,7% Triglicerídeos de Ácidos Cáprico/Caprílico (TACC) (8,17g) ou um Óleo Líquido sem odor.

3% Citrato de Trietila (0,3g).

15% Blend de Óleos Essenciais (1,5g)

0,3% de Oleoresina de Alecrim (0,03g)

Nosso Blend

Dentro dos 15% da quantidade de Óleos Essenciais citados na Receita Base do Perfume, a composição do blend que escolhemos ficou dessa forma. Colocamos ao lado a quantidade em g para exemplificar em relação ao que produzimos, mas se você quiser alterar a composição, considere os 15% de Blend Aromático como 100%. Por fim, note que se somarmos os 30% de Bergamota + 45% de Sálvia + 25% de Patchouli, teremos os 100% que é o valor da totalidade de Aroma.

Observação:

Na Cosmética, é de praxe indicar a quantidade de matéria prima em Porcentagem (%). As fórmulas em porcentagem são perfeitas para que as pessoas possam calcular sua produção em diferentes quantidades, seja por mudança na demanda, ou pela disponibilidade de espaço em estoque, ou qualquer outra razão. Você tem dificuldade para fazer a conversão de % para peso (g)? Esse conteúdo vai esclarecer suas dúvidas!

Sobre a fixação do perfume 

Com o propósito de aumentarmos a fixação do nosso Perfume, utilizamos em nossa fórmula um fixador de perfumes (Citrato de Trietila), aprovado na Certificação de Cosmética Natural. Confira nosso post e vídeo sobre esse ingrediente.

Contudo, esse ingrediente ainda é pouco acessível para ser adquirido. Por isso, deixamos aqui uma dica para quem quer fazer esse perfume e não tem esse fixador. Desse modo, será necessário deixar o seu perfume oleoso curar por aproximadamente 30 dias antes de utilizar.

Passo a Passo

Primeiramente, pese o TACC em um recipiente previamente higienizado.

TACC
TACC

Adicione então o Citrato de Trietila. Sobretudo, se você não tiver esse ingrediente, pule essa parte e adicione tudo em TACC.

Citrato de Trietila
Citrato de Trietila

Posteriormente, acrescente a Oleoresina de Alecrim e misture tudo.

ORA
ORA

Inicie então o processo de pesagem dos Óleos Essenciais. Então, misture todos os ingredientes muito bem.

Por fim, envase seu perfume em um vidro previamente higienizado. Nós usamos um frasco com roll-on.

Envase
Envase

Resultado final

Infelizmente não dá para compartilhar cheiro nos meios digitais (ainda). Mas vamos compartilhar com vocês algumas imagens do nosso Perfume Natural Oleoso. Certamente, o Frasco com a ponta de roll-on facilita a aplicação, e também permite que a gente possa levar nosso perfume na bolsa, e estar sempre perfumadas. Super indicamos!

Validade

É provável que o prazo de validade varie de 6 meses a 1 ano, dependendo dos Cuidados de Higiene no Manuseio e Conservação. Leia nosso post sobre Boas Práticas de Higiene na Produção de Cosméticos. Então, sempre que fizer alguma alteração em fórmulas, faça testes em pequenos lotes e observe sua estabilidade. Dê preferência a embalagens que você não precisará tocar diretamente no produto.

Por fim, você pode acompanhar o passo a passo em vídeo também:

Por fim, o que você achou do nosso Perfume Natural Líquido? Gosta de usar esse tipo de produto na sua rotina de cuidados? Já tem alguma experiência com Perfumaria Natural? Nos deixe dicas, vamos adorar ler!  

Ah, se acaso você fizer a fórmula, venha nos contar o que achou do nosso Primeiro Perfume!

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Referências Bibliográficas

DoTerra. How to make your own natural perfume. Acesso em: 04 março de 2022.

Karina Viega. Como fazer Perfumes Naturais com Óleos Essenciais. Acesso em: 04 março de 2022.

The Woop DIY. The Ultimate Guide to making Essencial Oils Perfume Blends. Acesso em: 04 março de 2022.

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

8 comentários sobre “Perfume Natural Líquido (oleoso)

  1. Oi meninas, eu faço meus blends de perfume utilizando o oleo de coco fracionado da doTerra, e ficam maravilhosos!!!
    Ah! Vocês são maravilhosas!!! Sou fã de vocês rsrs. Aprendendo a cada dia com as dicas valiosas que vocês dão!! Desejo mais e mais sucesso pra vocês!!

  2. falou tuda gata! Tava estudando sobre perfumes essa semana hihihihihih! Mas gostava de ver um perfume sólido e sim uma pegada mais floral, se possível ia amar. bjocas meninas.

  3. Adorei agora posso aprender a fazer meu próprio perfume, adoro aprender com vcs, gratidão 🙏 bjos 💋 a todos

Deixe uma resposta