Olá, hoje te ensinaremos uma fórmula de um Esfoliante Corporal Natural usando açúcar, que faz espuma em contato com a água. Assim, além de esfoliar, ele promove uma limpeza suave na sua pele, além de claro, perfumar!

Se você chegou até aqui e não entende o que é surfactantes ou tensoativos, dá uma olhadinha nesse post, com certeza ele vai te ajudar a entender melhor sobre os ingredientes que escolhemos para esse esfoliante. Assista também ao vídeo que fizemos sobre o Estearato de Glicerila SE, do SCI, do Lactato de Sódio, da Betaína, do Nipaguard e da Oleoresina de Alecrim. Tem esse conteúdo incrível aqui.

Vamos então à formulação?

Ingredientes
Ingredientes

Ingredientes

Fase 1

Fase 2 (aquecida)
Fase Fria

Atenção:

Na Cosmética, é de praxe indicar a quantidade de matéria prima em Porcentagem (%). As fórmulas em porcentagem são perfeitas para que as pessoas possam calcular sua produção em diferentes quantidades, seja por mudança na demanda, ou pela disponibilidade de espaço em estoque, ou qualquer outra razão. Você tem dificuldade para fazer a conversão de % para peso (g)? Esse conteúdo vai esclarecer suas dúvidas!

Passo a Passo Esfoliante Corporal Natural

Primeiramente, vamos derreter nossa Fase Oleosa em banho-maria ou em uma chapa de aquecimento. Adicione então a Manteiga de Karité, Óleo de Amêndoas, Ácido Esteárico e Estearato de Glicerila SE e aqueça até 70 a 75ºC até completo derretimento.

Em segundo lugar, em outro recipiente adicione o SCI, a Betaína, Glicerina, Lactato de Sódio e Água. Você pode apenas amornar essa Fase, na chapa já desligada. Então misture as duas primeiras fases.

Misture bem as duas fases com a finalidade de criar um creme homogêneo.

Adicione então o Conservante, Antioxidante, Óleos Essenciais, o Pigmento (opcional) e o Açúcar e misture tudo muito bem.

Por fim, envase em recipiente previamente higienizado. A saber, usamos o bico de confeiteiro em um para deixar com aparência de um mousse, e outro envasamos de forma simples apenas despejando.

Resultado Final

Notamos que com o passar da semanas, o efeito esfoliante do açúcar vai reduzindo pois os grânulos vão se dissolvendo. Talvez se aumentar a concentração de açúcar isso não aconteça, recomendamos que se você desejar um esfoliante mais forte, aumente a quantidade e faça testes em pequenos lotes, vá testando conforme o tempo for passando. De qualquer forma, o efeito desse que fizemos, mesmo suave, é suficiente para remover a camada de células mortas, deixando a pele muito macia e perfumada! Amamos o resultado dele!

Validade

É provável que o prazo de validade varie de 6 meses a 1 ano, dependendo dos Cuidados de Higiene no Manuseio e Conservação. Leia nosso post sobre Boas Práticas de Higiene na Produção de Cosméticos. Se você optar por usar ingredientes vivos e manipulados como Infusões, Gel de Aloe in natura, etc, é provável que a validade do seu produto seja mais curta. Sempre que fizer alguma alteração em fórmulas, faça testes em pequenos lotes e observe sua estabilidade. Dê preferência a embalagens que você não precisará tocar diretamente no produto.

Por fim, você pode acompanhar o passo a passo em vídeo também:

E então, o que você achou do nosso Esfoliante Corporal Natural? Gosta de usar esse tipo de produto na sua rotina de beleza? O que achou da idéia de um Esfoliante Facial usando Cristais de Quartzo?

Ah, se acaso você fizer a receita, venha nos contar sobre sua experiência com esse produto!

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

2 comentários sobre “Esfoliante Corporal Natural de Açúcar que espuma

Deixe uma resposta