Olá, hoje conheceremos um pouco mais sobre o ingrediente Varisoft EQ 65, um catiônico super leve, aprovado pelas certificadoras internacionais de Cosmética Natural.

Ingrediente Varisoft EQ 65

O Varisoft é um surfactante catiônico vegetal utilizado na produção de condicionadores para o cabelo, bem como em emulsões para os cuidados com a pele, proporcionando boas propriedades antiestáticas. É compatível com surfactantes não iônicos e é utilizado em enxágue para o cabelo a fim de melhorar o pentear com cabelo seco e molhado. 

Desse modo, pode ser usado como principal ingrediente para produtos para o cuidado do cabelo, tais como “leave-in” , condicionadores , máscaras capilares e tratamentos intensos, além de ser um emulsionante para loções, cremes e manteigas corporais nos quais seja exigido um produto “ecológico” e biodegradável, que deixa uma sensação de pele menos oleosa e suave, com baixa viscosidade.

INCI Name: Distearoylethyl Dimonium Chloride (and) Cetearyl Alcohol

A saber, o Varisoft EQ 65 é um éster quat catiônico, prontamente biodegradável, derivado do ácido esteárico e combinado com álcool cetoestearílico para atuar como agente espessante e condicionador para emulsões e produtos para o cabelo.

Os produtos e loções para os cabelos feitos com Varisoft são certamente ricos e cremosos com a sensação de toque seco, diferente de outros emulsionantes catiônicos. Eles são substantivos e condicionantes para a pele e o cabelo, ao mesmo tempo que melhoram o desembaraçar e o pentear dos fios molhados, oferecem um pentear seco e uma sensação incrível nos cabelos.

Características

  • Aparência: pérolas brancas-marfim.
  • Matéria ativa: 65%.
  • Temperatura de fusão: entre 79 e 81ºC.
  • Faixa de pH ideal entre 3 e 5. Com o pH da formulação em 5 e acima, ele tende a hidrolisar.
  • Dosagem: entre 1 e 10% (variando dessa faixa apenas em produtos sólidos).
  • Emulsionante que proporciona uma sensação menos gordurosa (tipicamente catiónica) na pele.
  • Certificada COSMOS como ecológica e facilmente biodegradável.
  • Sem solventes e com alto ponto de inflamação (flashpoint).
  • Diminui substancialmente a força necessária para pentear cabelos longos.
Varisoft EQ 65
Varisoft EQ 65

Comparações de Desempenho

Só para exemplificar, produtos capilares feitos com 2% de Varisoft oferecem excelente capacidade de enxágue, maior facilidade de estilização e maior brilho quando comparados a 2% de cloreto de behentrimônio, além de aumento do volume do cabelo.

Dessa forma, em comparação com quats de alquila como Metosulfato de Behentrimônio os condicionadores feitos com Varisoft pesam menos no cabelo (deixam menos residual). Mas quando trabalhamos com o Varisoft gostamos de adicionar 1% de Procondition para aumentar a penteabilidade. 

Dicas para formulação

Use-o com outros álcoois gordos (cetilíco, cetearílico, etc), bem como emulsionantes não iônicos, como o Olivem 1000, se pretender aumentar a viscosidade. Por exemplo, para engrossar a mistura, adicione 0,5% de álcool cetílico por cada 1% de Varisoft usado.

O Varisoft contém álcool cetearílico como espessante (65% ativo de cloreto de distearoiletil dimônio a 35% de álcool cetearílico), mas álcoois graxos adicionais, como álcool cetílico ou behenílico, podem ser adicionados para aumentar a substantividade e o condicionamento, bem como a viscosidade. Adicione 0,5% de álcool graxo para cada 1% de Varisoft EQ 65 usado.

Em emulsões e condicionadores com uma pequena fase oleosa, o Varisoft EQ 65 pode ser medido na fase aquosa e aquecido a 75°-85°C juntamente com qualquer outro óleo tolerante ao calor ou ingredientes solúveis em água ou dispersos na água a 80°-85°C .

Além disso, a adição de emulsionantes não iônicos de 1% a 3% melhorará o processamento dos pellets em água. Os conservantes podem por fim ser adicionados a 40°C, depois deixe o produto esfriar até a temperatura ambiente.

Emulsões com o ingrediente Varisoft

Em emulsões e condicionadores com uma fase oleosa maior, Varisoft EQ 65 e outros ingredientes solúveis em óleo ou silicone podem ser aquecidos a até 85°C enquanto aquece a fase aquosa a uma temperatura semelhante, antes de combinar e misturar com alta cisalhamento em um recipiente separado, depois combinado com a fase aquosa e misturado com alto cisalhamento. Deixe esfriar a 40°C antes de adicionar conservantes, fragrâncias ou óleos essenciais, ou outros ingredientes de resfriamento. Deixe o produto esfriar até a temperatura ambiente antes de misturar novamente por 30 segundos a 1 minuto para obter a viscosidade ideal.

Em qualquer produto, o pH deve ser ajustado no final do processo de formulação para pH 4 a 4,5, pois pode hidrolisar em níveis de pH superiores a 5. Isso pode ser feito adicionando gotas de uma solução de 50% de solução de ácido cítrico e testando até atingir o pH ideal.

Por fim, assista ao vídeo que fizemos falando um pouco sobre o ingrediente Varisoft EQ 65:

Já fizemos um post falando também sobre o ingrediente Procondition 22, que mencionamos nesse post. Também já fizemos um Condicionador Infantil usando o Varisoft aqui no canal! Confere lá esses posts.

E então, gostou de conhecer mais sobre o ingrediente Varisoft EQ65? Você tem interesse em ver a gente fazendo mais Formulações Cosméticas usando o ingrediente? Que tal um Creme de Pentear? Deixa um comentário para a gente se você curte esse tipo de conteúdo!

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Referência Bibliográfica

Lotion Crafter. Varisoft EQ 65. Acesso em 22 março 2022.

Meu Naturale. Varisoft EQ 65. Acesso em 22 março 2022.

Swift Crafty Monkey. Is Varisoft Ecocert? Acesso em 22 março 2022.

UL Prospector. Varisoft EQ 65. Acesso em 22 março de 2022.

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

Deixe uma resposta