Olá, hoje iremos compartilhar com você uma nova fórmula de Creme de Pentear, desta vez usando o Varisoft EQ 65.

Há um tempinho atrás liberamos o nosso primeiro Creme de Pentear usando o Emulsense e Procondition, se você não se lembra desse post, vou deixar o link aqui.

Entretanto, hoje decidimos testar essa Cera Catiônica em uma nova versão de Creme de Pentear, mas já falamos sobre o ingrediente Varisoft EQ65 no último post. Entra lá para conhecer detalhes mais técnicos sobre essa cera. Conheça mais também sobre o Procondition 22, o outro Catiônico que usamos nessa fórmula!

Varisoft
Varisoft

Chegou agora e boiou nesse papo de Cera Catiônica? Inegavelmente, esse post vai te ajudar!

Bora lá formular então?

Ingredientes

Fase 1

71,3% Água Desmineralizada

8% Hidrolato de Moringa

2% Sodium PCA

0,5% Aloe Vera em pó

Fase 2

1% ProCondition 22

6% Varisoft HC

2% Álcool Cetílico 

2% Manteiga de Tucumã

Fase 3 (Termolábil)

1% Conservante Nipaguard

2% D-Panthenol 

2% Proteína de Baobá 

1% Parafol 12 97

0,5% Óleo Essencial de Alecrim

0,5% Óleo Essencial de Lavandin Grosso

0,2% Antioxidante Oleoresina de Alecrim

ATENÇÃO

Na Cosmética, é de praxe indicar a quantidade de matéria prima em Porcentagem (%). As fórmulas em porcentagem são perfeitas para que as pessoas possam calcular sua produção em diferentes quantidades, seja por mudança na demanda, ou pela disponibilidade de espaço em estoque, ou qualquer outra razão. Você tem dificuldade para fazer a conversão de % para peso (g)? Esse conteúdo vai esclarecer suas dúvidas!

Passo a Passo

Primeiramente, misture todos os ingredientes da Fase 1 em um Becker e coloque-o para aquecer. Em outro Becker, pese todos os ingredientes da Fase 2 e também coloque-o para ser aquecido.

Em seguida, deixe pesado e tampado todos os ingredientes da Fase 3 (termolábil). Logo que as duas fases estiverem aquecidas, retire-as do calor e adicione a Fase Oleosa dentro da Aquosa e inicie o processo de mixagem.

Bata por alguns minutos até que a emulsão fique bem formada. A textura ainda ficará diferente, quando esfriar completamente. Quando estiver abaixo de 50ºC, adicione então a Fase 3 e misture muito bem.

Por último, vamos prosseguir com as medições de pH. Dilua 1g de creme em 9 g de água Destilada e meça. o Nosso ficou entre 4 e 5 (usamos Fitas Medidoras da Merck). Não deixe o pH ficar maior que 5, pois o Varisoft tende a hidrolisar. Se for necessário, corrija com solução de Ácido Cítrico.

Por fim envase em um frasco devidamente higienizado.

Envase
Envase

Resultado Final

Então, esse foi o resultado final do nosso Creme de Pentear com Varisoft. A textura ficou bem firme após passar alguns dias de batido, o cheiro ficou incrível e deixou nossos cabelos muito macios, desembaraçados e sedosos.

Pode ser usado em todos os tipos de cabelos, inclusive em crianças que não possuam alergias. Use ao finalizar seu processo de lavagem dos fios, da forma que tem costume.

Substituições

Você pode substituir o PCA de Sódio por Glicerina Vegetal, Lactato de Sódio, Propanediol ou qualquer outro umectante. Você pode substituir o Procondition por Armocare ou Amidet, se atentando para a forma de neutralização deles, ou usar somente o Varisoft (assista ao vídeo para mais dicas). O Parafol (Dodecane), pode ser substituído pelo Cetiol CC ou Dub 810, porém entregarão efeitos diferentes no produto final. Manteigas e óleos podem ser substituídos, de preferência por algum que tenha o mesmo sensorial.

Validade

É provável que o prazo de validade varie de 3 meses a 1 ano, dependendo dos Cuidados de Higiene no Manuseio e Conservação. Leia nosso post sobre Boas Práticas de Higiene na Produção de Cosméticos. Se você optar por usar ingredientes vivos e manipulados como Infusões, Gel de Aloe in natura, etc, é provável que a validade do seu produto seja mais curta. Sempre que fizer alguma alteração em fórmulas, faça testes em pequenos lotes e observe sua estabilidade. Dê preferência a embalagens que você não precisará tocar diretamente no produto.

Por fim, você pode acompanhar o passo a passo em vídeo também:

E então, o que você achou do nosso Creme de Pentear com Varisoft? Costuma usar esse tipo de produto na sua rotina de beleza? Se você tem outras experiências com o Varisoft em conjunto com outros Catiônicos, nos conte!

Ah, se acaso você fizer a receita, venha nos contar sobre sua experiência com esse produto!

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

3 comentários sobre “Creme de Pentear usando Varisoft EQ 65 e Procondition 22

  1. Parabéns pela explicação. Como posso fazer cera de vejetais para cabelos extremamente ressecado afro
    .Obrigada pela atenção

Deixe uma resposta