Olá, hoje iremos fazer um sabonete Hot Process muito pedido aqui no Canal, usando Aveia em flocos, que irá resultar em uma barra esfoliante e altamente hidratante.

Se você quiser fazer Sabonete de Aveia no Cold, segue uma dica pra ti!

Cuidado ao adicionar Aveia no Cold Process direto na lixívia, mesmo que ela esteja congelada. Sua tendência é “cozinhar” em contato com o calor que a reação com a Soda irá oferecer, e virar um mingau, que pode atrapalhar o processo de saponificação! Se quiser usar aveia no Cold, use depois do traço, antes de enformar!

Fórmula do Sabonete Esfoliante de Aveia

350g de Azeite de Oliva

170g de Óleo de Coco

170g de Manteiga de Karité

40g de Óleo de Rícino

100g de Soda Cáustica 99%

242 g de Água Destilada

Essa receita foi calculada usando 7% de Sobreengorduramento dos óleos base, e 29% de concentração da soda. O Índice de Iodo na Mendrulândia foi de 56.

Aditivos e Óleos Essenciais

0,2% de Antioxidante Oleoresina de Alecrim (ORA) (1,5g)

2% de Lactato de Sódio (opcional) (15g) 

1% de Ácido Cítrico (7g)

Óleos Essenciais

5,5% de Aveia em flocos pequenos (40g)

20g de Água Destilada (para fluidificar a massa se necessário)

3% de Blend de Óleos Essenciais (21,9g)

Passo a Passo do Sabonete de Aveia

Primeiramente coloque seus óleos e manteigas para aquecer, até chegar acima de 100ºC.

Em segundo lugar, deixe todos os ingredientes que usará previamente pesados e sua bancada organizada.

Quanto os óleos atingirem uma temperatura acima de 100ºC, faça a mistura da soda na água, misture bem e despeje nos óleos quentes cuidadosamente.

Inicie o processo de mixar o sabão, batendo até atingir o traço grosso. Tampe e aguarde que as expansões comecem a surgir. Então, disperse o vulcão com o auxilio de um fouet.

Esse processo irá se repetir algumas vezes, dissipe sempre os vulcões até notar que não sobem mais, e você notar que a massa mudou completamente a textura.

Comece então a adicionar os seus aditivos na massa.

Misture bem todos os ingredientes e adicione água destilada a mais se julgar necessário.

Aguarde até que a massa resfrie até menos de 50ºC para adicionar os OES e ORA, misture bem e enforme.

Então, dê leves batidas para acomodar e compactar bem a massa, faça algum design que gostar por cima, tampe e aguarde a massa endurecer.

Por fim, após endurecer corte as barras e deixe-as no processo de cura (secagem).

Resultado Final

Olha só como ele ficou lindooooo gente!

Como resultado final a espuma dele está bem suave, porém os flocos ficaram bastante esfoliantes! Desse modo, se você preferir algo que não esfolie tanto, triture a aveia antes de usar.

Validade

Lembre-se de que o processo de cura (secagem dos sabonetes) é importante, e que igualmente, irá influenciar na validade do produto final, juntamente com fatores relacionados ao armazenamento, ambiente, etc. A cura padrão para um Cold Process é de 30 a 45 dias e de um Hot Process é de 7 a 15 dias. Se adicionarmos líquidos no Hot Process a fim de fluidificar a massa, é recomendado um período de cura de 20 a 30 dias.

Um sabonete bem formulado, equilibrado e devidamente calculado possui prazo de validade indeterminado, mas é de praxe sempre indicar uma validade segura aos produtos. Em resumo, se armazenado em local seco, ao abrigo de luz, umidade e bem ventilado, a validade indicada do seu sabonete será em torno de 6 meses até 1 ano.

Em seguida acompanhe o passo a passo em vídeo:

Se você não entendeu o porque usamos Ácido Cítrico e Lactato de Sódio nessa fórmula, leia os posts que falamos mais sobre seus usos na Saboaria!

E então, o que achou do nosso Sabonete Esfoliante de Aveia? Tem mais sugestões de sabonetes para fazermos? Se você gosta desse tipo de conteúdo ou ficou com alguma dúvida, deixe um comentário!

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Equipe Espiral de Ervas.

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

Deixe uma resposta