Olá, hoje iremos fazer uma Manteiga Corporal Emulsionada. Diferente das outras Manteigas Corporais que já fizemos, essa é emulsionada em água, então possui alta espalhabilidade e residual oleosinho, do jeito que amamos.

Como a Marcella fala no vídeo (assista logo abaixo), existe diferença entre um Creme Corporal Emulsionado (grande quantidade de fase aquosa), de uma Manteiga Corporal Anidra (sem fase aquosa, apenas óleos), e de uma Manteiga Corporal Emulsionada (pequena quantidade de fase aquosa).

Os Cremes Corporais somem mais rapidamente da pele, deixando um sensorial mais seco e residual menos gorduroso. As Manteigas Anidras deixam a sensação gordurosa bem presente na pele, pois é constituída basicamente de óleo. Já as Manteigas Emulsionadas transitam no meio do caminho entre os dois, deixam o sensorial oleoso porém menos que a manteiga, e hidratam a pele ao mesmo tempo! Vale a pena experimentar…

Ingredientes da Manteiga Corporal Emulsionada

Fase aquosa

Fase Oleosa

Fase Fria

Na Cosmética, é de praxe indicar a quantidade de matéria prima em Porcentagem (%). As fórmulas em porcentagem são perfeitas para que as pessoas possam calcular sua produção em diferentes quantidades, seja por mudança na demanda, ou pela disponibilidade de espaço em estoque, ou qualquer outra razão. Você tem dificuldade para fazer a conversão de % para peso (g)? Esse conteúdo vai esclarecer suas dúvidas!

Passo a Passo

Primeiramente, pese todos os ingredientes e deixe-os separados. Inicie o aquecimento da Fase Aquosa e Oleosa.

Aqueça todas as fases até aproximadamente 70 a 75ºC. Colocamos a parte de baixo do mixer para aquecer junto ehehe.

Em segundo lugar, vamos iniciar o processo de emulsionar os óleos na fase aquosa. Verta sua fase oleosa na fase aquosa e bata no mixer por 5 minutos.

Aproveitamos para medir o pH antes de colocar a Fase termolábil, mas é necessário medir ao final do processo também! Aqui o nosso pH deu 6.

Adicione então os ingredientes da fase Termolábil na Manteiga Corporal e misture novamente até que tudo seja bem incorporado.

Medimos novamente o pH e deu na faixa de 5, como previsto.

Por fim, envase em um recipiente higienizado.

Envase
Envase

Resultado Final da Manteiga Corporal Emulsionada

Então, esse foi o resultado final da nossa Manteiga Corporal Emulsionada. Segura essa textura aí!

 A Ana testou e aprovou nossa fórmula, hidratou e nutriu na medida certa! Só FAÇAM!

Validade

É provável que o prazo de validade varie de 6 meses a 1 ano, dependendo dos Cuidados de Higiene no Manuseio e Conservação. Leia nosso post sobre Boas Práticas de Higiene na Produção de Cosméticos. Se você optar por usar ingredientes vivos e manipulados como Infusões, Gel de Aloe in natura, etc, é provável que a validade do seu produto seja mais curta. Sempre que fizer alguma alteração em fórmulas, faça testes em pequenos lotes e observe sua estabilidade. Dê preferência a embalagens que você não precisará tocar diretamente no produto.

Por fim, você pode acompanhar o passo a passo em vídeo também:

Se você curte os produtos corporais, vamos te indicar alguns que já fizemos aqui no canal! Confere o Creme Corporal Barato, o Hidratante Corporal, a Loção Facial e a Manteiga Corporal de Textura Aveludada.

E então, o que você achou da nossa Manteiga Corporal Emulsionada? Gosta de usar esse tipo de produto na sua rotina de beleza? No inverno sua pele também sofre? Por fim, nos conte sua experiência no frio e o que faz para amenizar os danos! 

Ah, se acaso você fizer a receita, venha nos contar sobre sua experiência com esse produto!

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Equipe Espiral de Ervas.

Publicado por:Espiral de Ervas

Por Equipe Espiral de Ervas

2 comentários sobre “Manteiga Corporal Emulsionada com Olivem 1000

  1. Ola meninas, gosrava de transformar essa receita em cosmético sólido, sera que se eu adicionar a cera de carnaúba resultaria?

Deixe uma resposta