Olá, hoje viemos trazer uma técnica linda e bem diferente de Swirl, conhecida como Redemoinho Secreto. Ela tem esse nome pois a Flor que se forma dentro do sabonete só é visível depois de cortar as barras.

Receita / Fórmula Sabonete Redemoinho Secreto

350g de Azeite de Oliva

150g de Óleo de Coco (Praia, Babaçu ou Palmiste)

150g de Óleo de Palma (ou Dendê)

60g de Óleo de Abacate

99 g de Soda Cáustica

242 g de Água Destilada

Essa receita foi calculada usando 5% de Sobreengorduramento dos óleos base, e 29% de concentração da soda. O índice de Iodo dessa fórmula é de 62. (Calculado na SOAPCALC).

Aditivos

15g de Lactato de Sódio (2%)

1,5g de Oleoresina de Alecrim

7g de Carvão Ativado (para colorir 150g da massa)

Óxido de Zinco (a olho para colorir o restante da massa)

Blend Óleos Essenciais e Oleoresina de Alecrim

6g de Óleo Essencial de Capim-Limão

8g de Óleo Essencial de Lavandin

8g de Óleo Essencial de Laranja Doce

Passo a Passo do Sabonete Redemoinho Secreto

Primeiramente, misture a Soda na Água e deixe esfriando. Então, quando estiver na faixa dos 50ºC adicione o Lactato de Sódio. Aqueça os óleos duros, da mesma forma.

Lactato de Sódio
Lactato de Sódio

Misture os óleos duros derretidos nos óleos moles e acrescente a lixívia. De preferência que ambos estejam na faixa entre 40 e 45ºC. Inicie então o processo de mixagem e bata até atingir o traço leve.

Separe então as massas para pigmentar cada fração. Acrescente também os óleos essenciais, oleoresina de alecrim e misture bem com o mixer.

Comece colocando na forma a massa com a cor clara, até um ou dois dedos de altura, para depois começar a intercalar as camadas. Intercale as camadas de forma concentrada, apenas no centro da forma. Assista ao vídeo no final do post para visualizar melhor a técnica!

Para que essa flor fique secreta, finalize apenas com camada branca.

Esconda a flor com a camada branca
Esconda a flor com a camada branca

Agora, usando a ferramenta para fazer o Swirl (assista ao vídeo para ver como fizemos), posicione bem no meio e empurre para baixo, escolha um lado e suavemente puxe para cima a fim de retirar os palitos da forma. Finalize o topo como desejar.

Tampe a forma e aguarde endurecer, entre 24 e 48h e depois corte as barras como desejar.

Forma
Forma

Resultado Final

Como vocês sabem, o design com swirl sempre oferece resultados únicos. Então trouxemos algumas fotos de alguns sabonetes para que vocês possam ver as flores secretas. Ficaram lindos né!? A gente amou!

Validade

Lembre-se de que o processo de cura (secagem dos sabonetes) é importante, e que igualmente, irá influenciar na validade do produto final, juntamente com fatores relacionados ao armazenamento, ambiente, etc. A cura padrão para um Cold Process é de 30 a 45 dias e de um Hot Process é de 7 a 15 dias. Se adicionarmos líquidos no Hot Process a fim de fluidificar a massa, é recomendado um período de cura de 20 a 30 dias.

Um sabonete bem formulado, equilibrado e devidamente calculado possui prazo de validade indeterminado, mas é de praxe sempre indicar uma validade segura aos produtos. Em resumo, se armazenado em local seco, ao abrigo de luz, umidade e bem ventilado, a validade indicada do seu sabonete será em torno de 6 meses até 1 ano.

Em seguida acompanhe o passo a passo em vídeo:

Assista aos outros Swirls que já fizemos no canal: Redemoinho com 4 cores, Sabonete em camadas e Cold Process com Swirl.

E então, o que achou do nosso Sabonete Redemoinho Secreto? Você também vê flores nesse design? Ou vê barbatanas? Se você gosta desse tipo de conteúdo ou ficou com alguma dúvida, deixe um comentário!

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Equipe Espiral de Ervas.

Publicado por:Espiral de Ervas

Por Equipe Espiral de Ervas

9 comentários sobre “Sabonete Cold Process – Redemoinho Secreto

  1. Ola meninas, amei esse sabonete, como ainda nao tive coragem de tentar o hot process, esse é aquele que farei hihihihihi.
    Fiz um sabonete com oxido de zinco preto e ao tomar banho a agua sai preta, é normal isso? Aconteceu com esse de vcs tb?

  2. Olá bom dia. Gostaria de ser membro mas não estou conseguido saber o que é aquela código para terminar.
    Vocês podem me ajudar a preencher?

Deixe uma resposta