Olá, hoje trazemos mais um post da série: conheça o ingrediente. E o escolhido da vez é a Água Destilada, usada na fabricação de sabonetes e de cosméticos aquosos no geral.

Água Mineral x Água Destilada x Água da Torneira

A maioria dos Cosméticos Naturais, salvo os anidros, tem como ingrediente de maior concentração a água (INCI Name: Aqua). De fato, é muito comum que uma pessoa que está começando a produzir seus sabonete e/ou cosméticos não entenda muito bem a necessidade do uso da água destilada.

Contudo, é importante salientar que a água que vem da torneira sofre várias filtrações físicas e microbiológicas antes de chegar até nós. 

Antes de tudo, saiba que dependendo de onde você mora, essa água será mais ou menos limpa, em alguns lugares, a água da torneira pode ser bebida sem passar por outro filtro. Ao tratar a água, buscamos eliminar:

  • Impurezas físicas e partículas
  • Íons inorgânicos (minerais e sais)
  • Compostos Orgânicos 
  • Bactérias 
  • Patógenos e endotoxinas

E apesar de apta para o USO DOMÉSTICO, a água da torneira, em sua maioria, possui inúmeros componentes químicos residuais dos processos de tratamento. Nosso corpo possui mecanismos para inativar alguns metais presentes na água comum, mas os cosméticos não. Então, tais componentes podem facilmente reagir com os ativos dos nossos produtos, acelerando o processo de oxidação e até mesmo dificultando o trabalho de alguns conservantes.

Além disso, também não recomendamos o uso da água mineral, visto que como o próprio nome sugere ela é rica em minerais, que também aceleram a oxidação do produto. Da mesma forma, essa lógica serve para água de poços artesianos, direto da nascente etc. A saber, são águas ricas em minerais que são importantes para o nosso metabolismo e para a saúde do nosso corpo. Mas tais minerais prejudicam as formulações cosméticas e não devem estar presentes.

Atenção

Do mesmo modo, assim como a Água Mineral não é indicada para cosméticos, a Água Destilada não é indicada para consumo.

Água Destilada
Água Destilada

Água na Cosmética

Para uso cosméticos é possível escolher entre três tipos de água diferentes. A mais acessível atualmente é a Água Destilada, mas temos ainda a Água Deionizada e a Água tratada por Osmose Reversa (OR)

A Água Destilada passa por um processo conhecido como destilação, um dos métodos de purificação mais antigos do mundo. É um processo similar ao que é feito na obtenção de Óleos Essenciais e Hidrolatos. Ferve-se a água e o vapor que sai dela é condensado para virar água novamente. Dessa forma, minerais e contaminantes microbiológicos ficam para trás. No entanto, materiais orgânicos e voláteis com um ponto de ebulição menor ou próximo ao da água são levados com o vapor de água através do condensador.

Já a Água Deionizada passa por um processo onde resinas especiais de troca iônica removem ânions e cátions presentes na água com hidrônio e íons hidróxido (H3O+, OH-). Este método não purifica microorganismos, material volátil, impurezas orgânicas ou material em suspensão. Após um período de tempo (dependendo da qualidade original da água) as resinas de troca iônica são saturadas e são regeneradas para uso posterior.

O processo de separação por Osmose Reversa é, como o nome sugere, o inverso do processo de Osmose natural realizado pelas células. É aplicado um gradiente de pressão superior à pressão osmótica nos componentes do lado mais concentrado da membrana. Isso faz com que a água flua de um ambiente mais concentrado para um ambiente diluído. São utilizadas membranas sintéticas com permeabilidade semelhante à das células vivas, onde boa parte dos solutos é retida.

Água Destilada
Água Destilada em Cosmético Aquoso

Vídeo – Água Destilada

Por fim, assista ao vídeo que fizemos falando um pouco sobre a Água Destilada:

ATENÇÃO

Nós optamos por utilizar a água destilada que compramos pela internet. Contudo, também é possível comprar um Destilador e produzir sua própria água destilada em casa, nesse caso, com a validade de 1 dia. Para águas destiladas manipuladas a validade é de até 3 dias. Consulte o fornecedor para informações precisas sobre validade e conservação da sua água. 

A saber, em todos os produtos que contém água nós usamos Água Destilada. Desde Sabonetes Naturais até produtos de base aquosa. Dessa forma, você pode conferir tudo que já fizemos explorando nossas Playlists, o link é esse aqui. Confira também nossa série “Conheça o ingrediente” onde explicamos detalhadamente insumos cosméticos.

E então, gostou de conhecer mais sobre a importância da Água Destilada? Você já usava Água Destilada sabendo da importância que ela tem para estabilidade do produto final? Deixa um comentário para a gente se você curte esse tipo de conteúdo!

Seja um assinante do nosso Clube de Membros e tenha acesso à Conteúdos EXCLUSIVOS, Revista, Grupo, Lives e muito mais! Assine aqui. Conheça todos os Benefícios do Clube aqui.

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Equipe Espiral de Ervas.

Referências Bibliográficas

Formula Botanica. Whats the difference between Distilled and Deionized Water. Acesso em 07 junho 2022.

Humblebee and me. Distilled Water. Acesso em 07 junho 2022.

SwiftCrafty Monkey. Do we have to throw away distilled water after opening?. Acesso em 07 junho 2022.

Publicado por:Espiral de Ervas

Por Equipe Espiral de Ervas

Deixe uma resposta