Olá, hoje viemos trazer uma fórmula de Sabonete de Abacate. Aproveitando que é nesse estação do ano que há maior produção dessa fruta incrível, trouxemos então a fórmula de um sabonete natural via cold process usando essa delícia!

A saber, já falamos em um post sobre o uso de alimentos frescos na saboaria, se você perdeu esse post, veja ele aqui.

Você pode usar mais abacate se desejar, mas tenha em mente que isso pode alterar o resultado final! Bora para a fórmula?

Receita / Fórmula Sabonete de Abacate

440g de Óleo de Oliva

280g de Óleo de Coco

216g de Água Destilada

108g de Hidróxido de Sódio (Soda Cáustica 99%)

50g de Polpa de Abacate

5g de Suco de limão espremido (para testarmos metade da massa)

Aditivos (opcionais)

2% de Lactato de Sódio

0,3% de Antioxidante Oleoresina de Alecrim

0,5% de Óleo Essencial de Alecrim

0,5% de Óleo Essencial de Capim Limão

Observação:

Essa receita foi calculada usando 3% de Sobreengorduramento dos óleos base (fizemos o cálculo mais baixo considerando que na polpa de abacate existe óleo de abacate), e 33% de concentração da soda. O Iodo dessa fórmula ficou em 51.

Passo a passo

Primeiramente deixamos nosso abacate já amassadinho, e em metade usamos um pouco de suco de limão puro para ver se iria alterar na cor do abacate (pois ele costuma oxidar com facilidade).

Em segundo lugar, faça a mistura da Soda Cáustica na Água Destilada, misture bem e deixe esfriar até 50ºC. Misture então o Lactato de Sódio (opcional).

Se você desejar adicionar ácido Cítrico ao seu sabonete, recomendamos que você leia esse post para fazer o cálculo. Com os óleos na faixa de 45ºC inicie o processo de mixar a lixívia (solução de Soda) com os óleos.

Misture a ORA e os OES e prossiga então com a divisão da massa para posterior mistura com o Abacate.

Como já explicamos, vamos testar se o uso de limão ajuda na manutenção da cor mais viva (como na guacamole) ou se não fará diferença.

Bata bem e enforme.

Com a finalidade de fazer um design no topo, misturamos um pouquinho (mesmo) de spirulina na massa restante e desenhamos com uma espátula.

Tampe sua forma e aguarde o endurecimento total da barra (entre 24 e 48h). Essa é a nossa forma, e você pode adquiri-la em nossa LOJA VIRTUAL.

Forma Espiral
Forma Espiral

pH do Sabonete

Acabamos não fazendo a testagem em vídeo, mas a saber, ambos testaram pH 9,5 após completar a saponificação.

Resultado Final – Sabonete de Abacate

Não notamos diferença na cor do sabonete que usamos o abacate com limão e do que não foi limão. Ambos entraram na fase Gel Parcial (comum acontecer no frio) e isso representa apenas um efeito estético, não influencia na perfomance do sabão.

Fizemos um teste com 15 dias de cura (deixem mais tempo, para que o sabonete dure mais), e a espuma é bem cremosa, com bolhas pequenas e abundantes. Adoramos o resultado.

Validade

Lembre-se de que o processo de cura (secagem dos sabonetes) é importante, e que igualmente, irá influenciar na validade do produto final, juntamente com fatores relacionados ao armazenamento, ambiente, etc. A cura padrão para um Cold Process é de 30 a 45 dias e de um Hot Process é de 7 a 15 dias. Se adicionarmos líquidos no Hot Process a fim de fluidificar a massa, é recomendado um período de cura de 20 a 30 dias.

Um sabonete bem formulado, equilibrado e devidamente calculado possui prazo de validade indeterminado, mas é de praxe sempre indicar uma validade segura aos produtos. Em resumo, se armazenado em local seco, ao abrigo de luz, umidade e bem ventilado, a validade indicada do seu sabonete será em torno de 6 meses até 1 ano.

Em seguida acompanhe o passo a passo em vídeo:

Já fizemos outros sabonetes usando alimentos, um de Abóbora com Laranja, um de Pepino, um de Iogurte, e vários outros.

E então, o que achou do nosso Sabonete de Abacate? Se você gosta desse tipo de conteúdo ou ficou com alguma dúvida, deixe um comentário!

Seja um assinante do nosso Clube de Membros e tenha acesso à Conteúdos EXCLUSIVOS, Revista, Grupo, Lives e muito mais! Assine aqui. Conheça todos os Benefícios do Clube aqui.

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Equipe Espiral de Ervas.

Publicado por:Espiral de Ervas

Por Equipe Espiral de Ervas

4 comentários sobre “Sabonete Natural Cold Process de Abacate

  1. Ola amei a receita, vou testar depois e marco vcs. Grata meninas!
    Uma duvida, esse sabonete é pra qual tipo e pele? E o que define no sabonete pra qual tipo de pele ele sera?

    1. Geralmente o que define os tipos de pele são os ativos que vc usará (oleos essenciais, argilas, oleo que usou no superfat). Mas vc tb pode direcionar de acordo com o perfil de acidos graxos da base do sabão, por exemplo sabonetes com maior % de acidos graxos insaturados ficam mais hidratantes do que sabonetes com % alto de acidos graxos limpantes (oleo de coco). bjos

    1. oi! é possivel aumentar a quantidade de polpa, porém nao indicaria substituir totalmente o superfat, pois o superfat é uma margem de segurança que vc tem para garantir que não exista soda! como não tem como saber exatamente quanto de óleo tem naquele abacate que vc está usando, ficaria dificil garantir 100% do superfat! beijos

Deixe uma resposta