Olá, hoje viemos trazer uma nova experiência dentro da saboaria natural, faremos então um Sabonete de Manga e Pera, usando o método Hot Process de Alta Temperatura.

A saber, já falamos em um post sobre o uso de alimentos frescos na saboaria, se você perdeu esse post, veja ele aqui.

Ingredientes

250 g de Azeite de Oliva

180g de Óleo de Coco

220g de Manteiga de Karité

80g de Óleo de Rícino

100g de Soda Cáustica 99%

231g de Água Destilada

Observação

Essa receita foi calculada usando 7% de Sobreengorduramento dos óleos base, e 30% de concentração da soda. O Índice de Iodo dessa fórmula deu 54.

Aditivos (Opcionais)

2% de Lactato de Sódio (15g)

1% de Ácido Cítrico (7g)

60g de Suco de Manga com Pera

5g de Urucum em Pó

0,2% Antioxidante Oleoresina de Alecrim (1,5g)

Blend de Óleos Essenciais

3% de Óleos essenciais:

Passo a Passo do Sabonete de Manga e Pera

Em primeiro lugar, pese todos os óleos e leve para aquecimento até atingir um pouco mais que 100ºC. Faça então a mistura de água com soda, misture bem até ficar transparente e coloque a mistura suavemente nos óleos quentes.

Em segundo lugar bata com um mixer de inox a massa até atravessar o traço grosso. Abafe a massa e aguarde os vulcões. Caso note que a temperatura baixou muito, você pode bater um pouco mais ou colocar na chapa aquecida somente a fim de que a temperatura aumente um pouco.

Em terceiro lugar, disperse os vulcões mexendo vigorosamente com um fuê e abafe novamente. Execute esse ciclo diversas vezes até que a massa mude sua textura e não suba mais vulcão.

Então, adicione os aditivos (opcionais) e misturem bem. Adicione também o suco de manga e pera e misture.

Nós dividimos a massa em duas partes e esperamos a massa esfriar até a faixa de 50ºC para adicionar os óleos essenciais e oleoresina de alecrim.

Design

A partir de agora é design e você pode fazer de acordo com sua criatividade. Em um dos recipientes adicionamos a misture de urucum (em pó com um pouco de azeite de oliva) e misturamos bem.

Despeje a massa em camadas alternadas até o topo, depois com uma ferramenta de mistura faça movimentos circulares dentro da massa. Assista ao vídeo para visualizar melhor a técnica.

Finalize o topo como desejado, tampe e aguarde até endurecer completamente e o ponto de corte ficar bom.

Resultado Final

Por possuir mais fluídos, nosso sabonete demorou um pouco a mais que o “normal” para endurecer por completo, mas isso já era esperado.

O design ficou lindo, como flores internas, e o perfume maravilhoso!

Design
Design

Validade Sabonete de Manga e Pera

Lembre-se de que o processo de cura (secagem dos sabonetes) é importante, e que igualmente, irá influenciar na validade do produto final, juntamente com fatores relacionados ao armazenamento, ambiente, etc. A cura padrão para um Cold Process é de 30 a 45 dias e de um Hot Process é de 7 a 15 dias. Se adicionarmos líquidos no Hot Process a fim de fluidificar a massa, é recomendado um período de cura de 20 a 30 dias.

Um sabonete bem formulado, equilibrado e devidamente calculado possui prazo de validade indeterminado, mas é de praxe sempre indicar uma validade segura aos produtos. Em resumo, se armazenado em local seco, ao abrigo de luz, umidade e bem ventilado, a validade indicada do seu sabonete será em torno de 6 meses até 1 ano.

Em seguida acompanhe o passo a passo em vídeo:

E então, o que achou do nosso Sabonete de Manga e Pera? Que outros alimentos frescos você já usou e gostou do resultado? Nos conte sua experiência! Se você gosta desse tipo de conteúdo ou ficou com alguma dúvida, deixe um comentário!

Seja um assinante do nosso Clube de Membros e tenha acesso à Conteúdos EXCLUSIVOS, Revista, Grupo, Lives e muito mais! Assine aqui. Conheça todos os Benefícios do Clube aqui.

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Gratidão por ter se tornado um membro Assinante, um apoiador do nosso Clube de Membros! Prometemos nos esforçar ainda mais para entregar conteúdos de qualidade e que sejam do seu interesse! Temos esse canal aberto, vem de pertinho, e se você tiver críticas ou sugestões, nos façam, pois queremos melhorar tua experiência com a gente!

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Equipe Espiral de Ervas.

Publicado por:Espiral de Ervas

Por Equipe Espiral de Ervas

Deixe uma resposta