Olá, hoje conheceremos um pouco mais sobre o ingrediente Alúmen de Potássio, bastante usado como ativo em desodorantes naturais.

Você pode adquirir o Alúmen de Potássio aqui.

Alúmen de Potássio

O Alúmen de Potássio ou Alúmen (alume) de Potassa é o Sulfato duplo de Alumínio e Potássio. Sua fórmula é KAl(SO4)2.

A saber, o Alúmen de Potássio é o principal constituinte da “Pedra Hume”, historicamente chamada Pedra Alúmen.

INCI name: Potassium Alum

Alúmen de Potássio
Alúmen de Potássio

Alúmen de Potássio X Cloreto/Cloridrato de Alumínio

Em primeiro lugar, sabemos que os sais de Cloreto e Cloridrato de Alumínio reagem com peptídeos e aminoácidos na pele para formar um gel que bloqueia os ductos e glândulas sudoríparas, evitando a transpiração.

A saber, eles também possuem massa molecular pequena (tipicamente entre 250-350 Daltons), o que significa que eles podem facilmente penetrar na pele e atravessar a barreira pele/sangue, entrando assim no corpo.

Entretanto, o Alúmen de Potássio tem uma molécula muito maior (cerca de 480 Daltons) que é muito grande para ser absorvida pela pele (o tamanho máximo que pode ser absorvido é inferior a 450 Daltons).

Em vez de formar um gel, impedindo a transpiração, o Alúmen de Potássio fica na superfície da pele, impedindo que as bactérias responsáveis ​​​​por causar odores de suor se multipliquem.

O Alumínio é o terceiro elemento mais abundante no planeta. Nós a consumimos em nossos alimentos, nossa água e através de produtos como desodorantes. A maioria dos anti-transpirantes tradicionais contém Cloreto ou Cloridrato de Alumínio, ingredientes que reagem na pele, bloqueando as glândulas sudoríparas nas axilas. Esses ingredientes obstruem os poros e evitam a transpiração, o que pode dificultar a eliminação natural de toxinas.

Fazendo nosso desodorante sólido
Fazendo nosso desodorante sólido

Por que o Alúmen de Potássio é diferente?

O Alúmen de Potássio é um sal mineral natural usado como alternativa ao Cloreto/ Cloridrato de Alumínio. Suas propriedades antimicrobianas são celebradas na medicina tradicional chinesa há centenas de anos, usadas como adstringente tópico, antisséptico para feridas, acne e amigdalite e um tônico para fechar os poros. 

Além disso, é composto por grandes moléculas que ficam na superfície da pele, criando uma barreira. Sua alternativa, Cloreto de Alumínio, é composta por moléculas muito menores do que o Alúmen de Potássio, o que significa que é absorvido pela pele e obstrui as glândulas sudoríparas, impedindo a liberação de substâncias químicas indesejadas no corpo.

É mito que o suor seja o causador de odores corporais desagradáveis, quando na verdade são as bactérias das axilas reagindo com o suor que causam o odor. Um desodorante feito com Alúmen de Potássio funciona formando uma barreira porosa que impede que as bactérias das axilas causadoras de odor se multipliquem. Não congestiona as glândulas sudoríparas e permite que você sue naturalmente sem ficar com aquele odor “suado”. A transpiração é um processo natural que purifica e esfria o corpo. 

A transpiração também ajuda o processo de expulsão de toxinas do corpo, incluindo:

  • Desintoxicação de metais pesados
  • Eliminação de BPAs
  • Limpeza bacteriana

Informações de uso

A concentração recomendada de uso é de até 10% em uma formulação cremosa. Apesar de, no desodorante Cristal, usar-se o alumen puro na pele.

O alúmen é pouco solúvel em água, por isso recomendamos usar a glicerina. Para otimizar esse processo, deixe o alúmen na glicerina um dia antes de utilizá-lo.

Já utilizamos o Alúmen no nosso Desodorante Natural Líquido como único agente desodorante e também já utilizamos no nosso Desodorante Sólido em Bastão junto com outros 2 agentes desodorantes: o Citrato de Trietila e o Óxido de Zinco.

Mesmo sendo natural, o Alúmen de Potássio deve ser utilizado com atenção. Isso porque o seu uso excessivo pode causar irritações em pessoas com a pele muito sensível. Além disso, algumas pessoas podem ter alergia ao Alúmen de Potássio. Por isso, faça um teste antes de utilizá-lo. Ele pode causar irritação quando em contato com os olhos, ao que se recomenda lavar os olhos e a pele com abundância de água corrente.

Por fim, assista ao vídeo que fizemos falando um pouco sobre o ingrediente Alúmen de Potássio:

E então, gostou de conhecer mais sobre o Alúmen de Potássio? Você tem interesse em ver a gente fazendo mais Formulações Cosméticas usando o ingrediente? Deixa um comentário para a gente se você curte esse tipo de conteúdo!

Seja um assinante do nosso Clube de Membros e tenha acesso à Conteúdos EXCLUSIVOS, Revista, Grupo, Lives e muito mais! Assine aqui. Conheça todos os Benefícios do Clube aqui.

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Equipe Espiral de Ervas.

Referências Bibliográficas

EWG. Potassium Alum. Acesso em 19 julho 2022.

Special Chem. Potassium Alum. Acesso em 19 julho 2022.

UL Prospector. Aluminium Potassium Sulphate. Acesso em 19 julho 2022.

Publicado por:Espiral de Ervas

Por Equipe Espiral de Ervas

Deixe uma resposta