Olá, hoje iremos compartilhar com vocês uma fórmula de Cleansing Balm (Bálsamo Facial de Limpeza).

Essa é uma das fórmulas mais pedidas por todos, e depois de realizar alguns testes trouxemos a que mais gostamos!

A receita original usamos a Cera Emulsionante Olivem 1000, e fizemos para testar também usando a Estearato de Glicerila SE. Já falamos sobre esses dois ingredientes aqui no canal, clique nos nomes para ser direcionado ao link.

Atenção:
Disponibilizamos links de fornecedores parceiros e de confiança, junto com a lista de ingredientes! Se você notar, o nome do ingrediente aparece em cor diferente, isso significa que tem um link associado a ele. Basta clicar no ingrediente que você será direcionado ao link de compra do fornecedor.

Sem mais delongas, vamos à lista de ingredientes do nosso tão aguardado Cleansing Balm:

Ingredientes

Fase 1

Fase 2

Observação:
Na Cosmética, é de praxe indicar a quantidade de matéria prima em Porcentagem (%). As fórmulas em porcentagem são perfeitas para que as pessoas possam calcular sua produção em diferentes quantidades, seja por mudança na demanda, ou pela disponibilidade de espaço em estoque, ou qualquer outra razão. Você tem dificuldade para fazer a conversão de % para peso (g)? Esse conteúdo vai esclarecer suas dúvidas!

Passo a Passo

Em primeiro lugar pese os ingredientes sólidos da Fase 1, que irão precisar de aquecimento para derreter. Coloque-os em baixa temperatura para iniciar o derretimento.

Em outro recipiente pese o restante dos ingredientes oleosos e deixe reservado.

Ingredientes oleosos líquidos
Ingredientes oleosos líquidos

Em segundo lugar, aguarde até que os ingredientes sólidos derretam completamente e acrescente os ingredientes oleosos, misturando bem até que tudo esteja bem incorporado.

Em terceiro lugar, misture o Caulin com o restante dos ingrediente e certifique-se que os ingredientes estão muito bem incorporados. Misture até que o bálsamo esfrie um pouco antes de envasar.

Misture muito bem
Misture muito bem

Por fim envase em um recipiente previamente higienizado e aguarde pelo menos 24h até que o bálsamo adquira sua textura final.

Envase
Envase

Resultado Final

Então, esses foram os resultados finais dos nossos Cleansing Balms. 

Duas versões do Cleansing Balm
Duas versões do Cleansing Balm

A cor do Balm com Olivem 1000 ficou ligeiramente mais esverdeada, e mais fluído, enquanto o que produzimos com Estearato de Glicerila SE ficou mais amarelado e mais denso.

Usamos um em cada metade do rosto e na prática não pudemos notar diferenças entre eles, mas nenhum dos dois formou um produto auto-emulsionável. Então sentimos a necessidade de manter o processo de double-cleansing onde após massagear o rosto com o bálsamo, retiramos o excesso com papel, algodão ou toalha e usamos sabonete líquido para remover o restante de produto que ficou na pele. Seguiremos nos testes a fim de evoluir esse produto para auto-emulsionante.

Validade

É provável que o prazo de validade varie de 6 meses a 1 ano, dependendo dos Cuidados de Higiene no Manuseio e Conservação. Leia nosso post sobre Boas Práticas de Higiene na Produção de Cosméticos. Se você optar por usar ingredientes vivos e manipulados como Infusões, Gel de Aloe in natura, etc, é provável que a validade do seu produto seja mais curta. Sem dúvida, sempre que fizer alguma alteração em fórmulas, faça testes em pequenos lotes e observe sua estabilidade. E por último, dê preferência a embalagens que você não precisará tocar diretamente no produto.

Por fim, você pode acompanhar o passo a passo em vídeo também:

Assista aos vídeos que falamos sobre os Emulsionantes Olivem 1000 e Estearato de Glicerila SE, bem como sobre o TACC e a Oleorresina de Alecrim.

E então, o que você achou do nosso Cleansing Balm? Já usou esse tipo de produto na sua rotina de beleza? Gostaria que a gente continue evoluindo os estudos a fim de oferecer um produto auto-emulsionante? Se você já fez um que emulsionou, deixe-nos um comentário contando como fez!

Ah, se acaso você fizer a o produto, venha nos contar sobre sua experiência e o que achou!

Seja um assinante do nosso Clube de Membros e tenha acesso à Conteúdos EXCLUSIVOS, Revista, Grupo, Lives e muito mais! Assine aqui. Conheça todos os Benefícios do Clube aqui

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Equipe Espiral de Ervas.

Publicado por:Espiral de Ervas

Por Equipe Espiral de Ervas

8 comentários sobre “Como fazer BÁLSAMO FACIAL DE LIMPEZA – Cleansing Balm

  1. Tenho uma sugestão, por que não utilizar o éster de oliva, olivem 300, que é hidrosolúvel na fórmula? acredito que emulsionara muito melhor!

    1. oi!!! A gente estava tentando manter a linha da cosmética natural certiifica e o olivem 300 é proibido! Mas infelizmente creio que testaremos com alguns proibidos pois na certificada está dificil encontrar algo que se compare com os pegs! bjos

    1. oii!!! Não tem pois é uma argila mto fininha que não esfolia pesado sabe? teria que fazer teste, talvez as microesferas de silica (olha nos últimos posts falamos sobre ela!) bjossss

      1. oi!!! Só fazendo teste, porém acredito que não faça o mesmo efeito, pois a silica não interage na formulação, os amidos interagem endurecendo. bjos

Deixe uma resposta