Olá, hoje iremos te ajudar a criar a identidade da sua marca sozinha, pautando sobre 8 pontos para você considerar durante o processo de criação.

Identidade de Marca

A identidade de marca é como a personalidade da sua marca é apresentada ao mundo. É a forma como sua empresa é percebida pelos clientes e como ela se diferencia das outras empresas do mesmo ramo.

É importante entender que a identidade de marca vai além do design. Ela também envolve quem você é, a sua história e valores. É a forma como sua marca se comunica, a experiência que oferece aos clientes e como é percebida no mercado. 

Identidade de Marca
Identidade de Marca

Pontos importantes


Separamos 8 pontos para te ajudar a definir a identidade da sua marca sozinha, veja um breve resumo sobre cada um deles abaixo:

Público-alvo

Em primeiro lugar, entenda quem são seus clientes ideais. Pesquise suas características demográficas, interesses, valores e necessidades. Isso ajudará a direcionar sua identidade de marca para atrair e se conectar com seu público.

Visão e propósito

Comece definindo a visão e o propósito da sua marca. Pergunte-se qual é o seu objetivo principal, o que você quer alcançar e como deseja impactar seus clientes e o mercado de cosméticos artesanais e naturais.

Mensagem da marca e canais de comunicação

Escolha quais são as mensagens centrais que deseja transmitir aos seus clientes. Ela deve refletir seus valores, qualidade dos produtos e a diferenciação da sua marca em relação às outras. Defina os canais de comunicação e crie uma página para sua marca, onde você possa apresentar seus produtos, contar sua história e fornecer informações sobre sua produção. Além disso, defina um tom de voz consistente para sua comunicação, seja ele divertido, informativo, inspirador etc. 

Sua história

Compartilhe a história por trás da sua marca. Mostre como você começou, quais são seus valores e como seus produtos são produzidos de forma artesanal e natural. É importante estabelecer uma conexão pessoal com seus clientes. Só para exemplificar, nós temos uma página no nosso site onde falamos um pouco sobre nossa história, missão e valores, veja aqui.

Nome e logotipo

Escolha um nome para sua marca de cosméticos artesanais. Certifique-se de que o nome esteja alinhado com seus valores e propósito. Em seguida, projete um logotipo único e representativo que transmita a essência da sua marca.

Paleta de cores e fontes

Selecione uma paleta de cores que represente sua marca e esteja alinhada com a natureza dos seus produtos. Existem muitos sites com combinações de cores prontas como por exemplo o Pinterest e outros onde você pode montar a sua paleta, como por exemplo a Adobe Color. Escolha fontes que sejam legíveis e adequadas ao estilo da sua marca. Recomendamos que você utilize 2 ou 3 modelos que combinem entre si, muitas fontes geram confusão e poluição visual.

Estilo visual

Desenvolva um estilo visual coeso para sua marca. Certamente isso incluirá a escolha de elementos gráficos, imagens, ícones e padrões que serão usados consistentemente em seu site, embalagens, materiais de marketing e nas redes sociais. Uma opção para montar seu estilo visual é o Canva, dentro dele existe uma biblioteca de elementos gráficos, imagens, ícones, fontes etc. Outra vantagem é que ele produz alguns modelos que você pode ajustar para sua identidade visual.

Rótulos e embalagens sustentáveis

Como sua marca é focada em produtos naturais e artesanais, busque opções sustentáveis e eco-friendly. Inegavelmente isso ajudará a reforçar sua identidade de marca e a atrair clientes preocupados com o meio ambiente.

Bônus – Como criar a IDENTIDADE da minha MARCA sozinha?

Uma dica bônus é pesquisar referências de marcas em sites de busca como por exemplo o Google Imagens ou o Pinterest, observar a aparência de marcas similares pode ajudar a compreender o que se deseja passar enquanto personalidade. Atente-se então para não copiar a identidade de uma marca, use-a como referência e mescle os pontos que mais a atraiu na pesquisa para criar uma identidade única, atraente e adequada para seu público alvo.

Decerto, é crucial manter consistência em todos os aspectos da sua identidade de marca. Desde a comunicação até o design, certifique-se de que todos os elementos estejam alinhados e transmitam uma mensagem coerente sobre sua marca.

Por fim, assista ao vídeo que fizemos falando um pouco mais sobre como criar a identidade de marca:


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Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Equipe Espiral de Ervas.

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