Olá, hoje você aprenderá como fazer uma Loção Repelente Natural muito eficiente. Bem cremosa, usamos 3 ingredientes diferentes que possuem boa ação repelente a insetos.
Porém, caso você esteja em um local onde há surtos endêmicos de doenças transmitidas por insetos como Malária, Dengue, Zika, Chikungunya, Febre Amarela, etc, não substitua o repelente comercializado nas farmácias, que possuem testes clínicos de eficácia. Essas doenças são graves e podem ocasionar sequelas graves e até mesmo a morte.
Veja o post que ensinamos como fazer tintura para uso cosmético aqui, e faça sua tintura de cravos!
Disponibilizamos links de fornecedores parceiros e de confiança, junto com a lista de ingredientes! Se você notar, o nome do ingrediente aparece em cor diferente, isso significa que tem um link associado a ele. Basta clicar no ingrediente que você será direcionado ao link de compra do fornecedor. Alguns links podem estar desatualizados, caso não consiga abrir, nos envie um comentário.
Ativos Escolhidos
O Cravo-da-índia é um eficiente repelente natural contra pernilongos, inclusive contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Isto porque o seu cheiro característico, originado pela presença de eugenol em sua composição, é capaz de afastar mosquitos, além de moscas e formigas. A solução pode ser usada por adolescentes e adultos, incluindo gestantes após liberação médica.
A Citronela é uma planta perene, pertencente à família Poaceae, cultivada em larga escala, especialmente em regiões tropicais. Estudos demonstraram que o óleo essencial dessa planta possui efeito repelente, que protege o ser humano do Aedes aegypti por até 6 horas. O óleo essencial presente na planta é rico em geraniol e citronelal, eficazes na repelência de insetos. Além disso, o óleo essencial de citronela demonstrou possuir efeito larvicida, ao provocar a morte das larvas de A. aegypti.
Popularmente conhecida como Neem (ou Nim) essa espécie indiana é muito estudada por possuir multiplicidade de usos. Ela pertence à família Meliaceae e é encontrada nas regiões nordeste, centro-oeste e sul do território brasileiro. Entre suas diversas formas de uso, destacam-se decerto os efeitos inseticida, carrapaticida e nematicida, com alta eficiência e baixa toxicidade.
O Óleo de Andiroba, Carapa sp. (Meliaceae) igualmente é utilizado como repelente de insetos e apresenta propriedade antiinflamatória. Algumas tribos indígenas e comunidades tradicionais vêm usando há seculos o óleo de andiroba como repelente de insetos. A saber, a questão do conhecimento empírico envolvendo a Andiroba é tão forte que inclusive a Fundação Osvaldo Cruz desenvolveu e colocou no mercado uma vela de andiroba para ser usada no combate de mosquitos que transmitem a dengue e a malária.
Ingredientes
Aquosos – Fase A
- 86,4% Água Destilada ou Hidrolato
- 3% Tintura de cravo (aprenda a fazer aqui)
Oleosos – Fase B
Termolábeis – Fase C
- 1% Conservante Spectrastat ou Nipaguard
- 0,1% Oleorresina de Alecrim
- 1,5% Óleo Essencial Citronela
OBS: Se você desejar uma loção um pouco mais espessa (mas ainda de sensorial bem leve), você pode reduzir 3% da concentração de Água Destilada e acrescentar 3% de Manteiga de Karité na Fase Oleosa. Ela ajudará a dar um pouco mais de consistência à emulsão.
Na Cosmética, é de praxe indicar a quantidade de matéria prima em Porcentagem (%). As fórmulas em porcentagem são perfeitas para que as pessoas possam calcular sua produção em diferentes quantidades/, seja por mudança na demanda, ou pela disponibilidade de espaço em estoque, ou qualquer outra razão. Você tem dificuldade para fazer a conversão de % para peso (g)? Esse conteúdo vai esclarecer suas dúvidas!
Temos um E-Book falando sobre o tema de emulsões cosméticas, caso deseje se aprofundar recomendamos que você venha conhecer:
Passo a Passo – Loção Repelente Natural
Em primeiro lugar pese os ingredientes aquosos da Fase A e coloque-os para aquecimento.


Em segundo lugar pese os ingredientes Oleosos da Fase B e coloque-os para aquecimento.


Você já pode deixar também os ingredientes da Fase Termolábil (C) pesados também para facilitar.


Quando a Fase A e B estiverem na faixa de 70 a 75ºC, misture a Fase B na Fase A e inicie o processo de mixar.

Decidimos medir o pH antes de acrescentar a fase Termolábil (C), e deu na faixa entre 6 e 7, então baixamos um pouco o pH usando algumas gotas de Ácido Lático.


Após, o pH ficou mais próximo de 6, e prosseguimos com a adição dos últimos ingredientes. Se você for usar Nipaguard ao invés de Spectrastat, talvez não haja necessidade de usar o ácido para baixar o pH.

Aguarde até ficar próximo da temperatura ambiente para envasar, e não tampe para não precipitar água (quem é assinante do clube de membros, pacote completo sabe o motivo disso eheheh). Por fim aguarde 24h para o produto adquirir sua consistência final.

Resultado Final
Então, esse foi o resultado final da nossa Loção Repelente Natural.

A textura é bem leve, nossa intenção era criar uma loção bem suave, fácil de espalhar e de rápida absorção.


Validade
É provável que o prazo de validade gire em torno 6 meses, dependendo dos Cuidados de Higiene no Manuseio e Conservação. Leia nosso post sobre Boas Práticas de Higiene na Produção de Cosméticos. Se você optar por usar ingredientes vivos e manipulados como Infusões, Gel de Aloe in natura, etc, é provável que a validade do seu produto seja mais curta. Sem dúvida, sempre que fizer alguma alteração em fórmulas, faça testes em pequenos lotes e observe sua estabilidade. E por último, dê preferência a embalagens que você não precisará tocar diretamente no produto.
Por fim, você pode acompanhar o passo a passo em vídeo também:
E então, o que você achou da nossa Loção Repelente Natural? Costuma de usar esse tipo de produto na sua rotina? Se acaso você fizer o produto, venha nos contar sobre sua experiência e o que achou!
Seja um assinante do nosso Clube de Membros e tenha acesso à Conteúdos EXCLUSIVOS, comentários ativados em Lives, prioridade nas respostas e muito mais! Assine aqui. Conheça todos os Benefícios do Clube aqui.
Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.
Então a gente se vê no próximo post! Até lá.
Por Equipe Espiral de Ervas.
Referências Bibliográficas
Freire et al. Efeito dos óleos vegetais de andiroba (Carapa sp.) e Copaíba (Copaifera sp.) sobre forídeo, pragas de colméias, (Diptera: Phoridae) na Amazônia Central. Acesso em 23 agosto 2023.
Governo do Recife PE. Secretaria de Meio Ambiente ensina a fazer repelente natural e em investir em plantas que afastam os insetos. Acesso em 23 agosto 2023.
Governo Federal – Ministério da Saúde. Aedes Aegypti. Acesso em 23 agosto 2023.
Projeto Farmácia Viva. Plantas que possuem efeito inseticida e/ou repelente contra o Aedes aegypti. Acesso em 23 agosto 2023.
Varella Drauzio. Doenças transmitidas por Aedes Aegypti e Aedes Albopictus. Acesso em 23 agosto 2023.


