Olá, hoje iremos falar um pouco sobre a Cera de Soja, ingrediente bastante conhecido pelas pessoas que fazem Velas Artesanais. Cabe ressaltar que aqui falaremos da Cera de Soja PURA, e não da Cera de Soja PARAFINADA (que possui parafina).
Você pode adquirir o ingrediente de um fornecedor de confiança clicando aqui.
Andamos explorando diversos tipos de ceras vegetais para usar em velas, pois em breve iremos lançar um Curso de Velas Naturais. Se você tem interesse em se inscrever na lista de espera para nossa primeira turma, clique aqui.

Já falamos sobre a Cera de Coco, ingrediente também utilizado para fazer Velas Naturais e Artesanais. Se não viu esse post, veja aqui.

Cera de Soja
A cera de soja é uma cera vegetal feita a partir do óleo de soja. Além de ser um produto de origem vegetal, a Cera de Soja não é bioacumulativa. Isso significa que ela não ocasiona concentração de substâncias tóxicas em tecidos orgânicos de seres vivos.
Após a colheita, os grãos são limpos, quebrados, descascados e enrolados em flocos. O óleo é então extraído dos flocos e hidrogenado.
O processo de hidrogenação converte alguns dos ácidos graxos do óleo insaturado (líquido) para saturado (sólido). Este processo altera drasticamente o ponto de fusão do óleo, tornando-o um sólido à temperatura ambiente. Você vai encontrar a venda em formato de flocos e em pedaços (menos comum).

Benefícios da Cera de Soja
A soja produz 90% menos fuligem do que a cera de parafina e tem um tempo de queima mais longo.
Além disso, não possui um aroma próprio como cera de abelha e carnaúba, além de ter um bom “cheiro frio” que deixa um aroma suave no ambiente mesmo com a vela apagada. E também é mais barata do que outras ceras de velas naturais. Parece incrível, certo?
Dicas para uso da Cera de Soja
Se você quer trabalhar com a cera de soja 100% pura, evite comprar de fornecedores desconhecidos, sempre leia os rótulos e peça a FISPQ da Cera. A saber, FISPQ significa “Ficha de Segurança de Produtos Químicos” (FISPQ) e fornece informação dos produtos químicos quanto à segurança, saúde, proteção e ao meio ambiente
É comum encontrar para vender a Cera Ecomix que mistura Soja com Parafina, por isso, fique atenta na hora de comprar se sua intenção é não usar derivados do petróleo em suas velas. Encontramos a venda um Mix de Cera de Soja + Coco, compramos porém ela ainda não chegou para a gente testar. Conta pra gente se você deseja ver um teste usando esse mix!
Também encontramos à venda outras misturas como Soja + Palma e Soja + Cera de abelha, com durezas diferentes. As misturas de Cera de Soja variam em pontos de fusão, aroma e preço, dependendo da cera misturada à ela.
É uma cera rígida que quando usada pura tem alta retração, não sendo recomendada para velas de container (em recipientes), visto que ela solta completamente do vidro.
Sua aparência ao soltar do vidro é brilhosa, exceto pelo topo que já mostra irregularidades. Porém quando queimamos essa vela, percebemos porque ela não pode ser usada sozinha. Sua aparência rapidamente se transforma e a vela fica parecendo uma couve-flor.
A queima é de fato, limpa e ela queimou de forma estável durante todo o processo dos nossos testes, contudo, no visual ela deixa muito a desejar.
Um problema muito comum de ocorrer em velas é o efeito geada (frosting) que é quando a vela fica com uns pontos esbranquiçados em cima.
Esses são problemas puramente estéticos e não atrapalham a queima da vela. É possível evitá-los criando misturas de ceras.

Concentrações
Em uma das fornecedoras de Cera de Soja, encontramos indicações de concentrações indicando algumas possibilidades de uso e blends:
- Cera de Soja + Parafina = 50% de cada
- Óleo de coco + Cera de Soja = 75% de óleo de coco + 25% de cera de soja
- Cera de Soja + Óleo de coco + Cera de palma = 65% de óleo de coco + 25% de cera de soja + 10% de cera de palma.
Esses são alguns blends possíveis, as % podem variar para cima ou para baixo. Para pequenos ajustes acrescente ou diminua de 3% a 5%. Sempre faça pequenos testes antes de usar o produto, em quantias de 100g até chegar no blend ideal.
Informações Técnicas da Cera de Soja
- Textura: sólida à temperatura ambiente
- Cor: branco opaco / bege.
- Ponto de fusão: entre 60,0 – 68,0 °C.
- Carga de fragrância: 6-12%
- Prós: Vegana, Natural, ecológico; Sem fumaça; Longa duração; Fácil de colorir; Mais barato que outras ceras naturais
- Contras: Não deve ser usada pura, contrai bastante, tende a rachar quando usada sozinha, pode formar o “efeito geada”.
- Ótimo para: Velas em recipientes (contêiner)
Para sermos bem honestas, preferimos muito mais o efeito da Cera de Coco para velas do que a Cera de Soja.

Por fim, assista ao vídeo que fizemos falando um pouco sobre o ingrediente Cera de Soja não parafinada:
E então, gostou de conhecer mais sobre a Cera de Soja para velas? Você tem interesse em ver a gente fazendo Velas usando o ingrediente? Deixa um comentário para a gente se você curte esse tipo de conteúdo!
Seja um assinante do nosso Clube de Membros e tenha acesso à Conteúdos EXCLUSIVOS, comentários ativados em Lives, prioridade nas respostas e muito mais! Assine aqui. Conheça todos os Benefícios do Clube aqui.
Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.
Então a gente se vê no próximo post! Até lá.
Por Equipe Espiral de Ervas.


