Olá, hoje conheceremos um pouco mais sobre o ingrediente Ricinoleato de Zinco, um ativo desodorante natural, sem sais de alumínio e biodegradável.
Você pode adquirir o ingrediente de um fornecedor de confiança clicando aqui.
Temos um Curso falando sobre o tema Desodorante Natural, caso deseje se aprofundar recomendamos que você venha conhecer:
Ricinoleato de Zinco
INCI Name: Zinc Ricinoleate
O ricinoleato de zinco é um sal de zinco derivado do ácido ricinoléico, ácido graxo encontrado no óleo de mamona, extraído das sementes da planta Ricinus communis. Este composto único tem a capacidade de ligar e neutralizar moléculas de odor, tornando-o um candidato ideal para uso em formulações desodorantes.
Possui um perfil ecologicamente positivo, pois é biodegradável e proveniente de recursos renováveis. Como resultado, é suave para a pele e sustentável, proporcionando tranquilidade aos consumidores e ao mesmo tempo mantendo-os frescos e sem maus odores. Nos desodorantes, não inibe a transpiração natural, mas sobrepõe as substâncias malcheirosas resultantes da decomposição bacteriana do suor e, portanto, não é mais percebido como desagradável.

Complexação com moléculas de odor
Quando entra em contato com moléculas causadoras de odor, o ricinoleato de zinco forma um complexo estável, encapsulando-as de forma eficaz e evitando que sejam liberadas no ar. Esse processo neutraliza o odor ao invés de mascarar, como fazem outros ingredientes desodorantes.
Inibição do crescimento bacteriano
Além de suas capacidades de complexação, o ricinoleato de zinco apresenta propriedades antimicrobianas que ajudam a inibir o crescimento de bactérias causadoras de odores. Ao suprimir a atividade destes microrganismos, o ingrediente reduz a decomposição dos componentes do suor em moléculas odoríferas.
É importante notar que a ação antimicrobiana do ricinoleato de zinco é seletiva, atacando apenas as bactérias responsáveis pelo odor corporal, sem perturbar o microbioma natural da pele. Isso o torna uma opção suave e não irritante para peles sensíveis.
Por fim, estes dois mecanismos complementares (complexação e inibição bacteriana) trabalham em conjunto para tornar o ricinoleato de zinco um poderoso agente de combate a odores. A eficácia do composto foi demonstrada em vários estudos ao reduzir significativamente a intensidade do odor em comparação com tratamentos com placebo.
OBS: Permitido em cosméticos naturais de acordo com a certificadora ECOCERT.
Dicas de formulação com Ricinoleato de zinco
- É usado em formulações emulsionadas ou sólidas, adicionado na fase oleosa aquecida até 80ºC;
- Ingredientes que contém zinco reagem com o antioxidante Oleorresina de Alecrim, gerando uma coloração azul. Para evitar esse fenômeno, recomendamos o uso de algum outro antioxidante, como por exemplo a Vitamina E.

Taxa de uso recomendada: 1 a 3% (porém já encontramos fórmulas com até 5%).
Por fim, assista ao vídeo que fizemos falando um pouco sobre o ingrediente Ricinoneato de Zinco:
A saber, já fizemos ALGUNS PRODUTOS usando o Ricinoleato de Zinco no nosso Curso de Desodorantes! Confere aqui.
E então, gostou de conhecer mais sobre o ingrediente Ricinoleato de Zinco? Você tem interesse em ver a gente fazendo Formulações Cosméticas usando o ingrediente? Deixa um comentário para a gente se você curte esse tipo de conteúdo!
Seja um assinante do nosso Clube de Membros e tenha acesso à Conteúdos EXCLUSIVOS, comentários ativados em Lives, prioridade nas respostas e muito mais! Assine aqui. Conheça todos os Benefícios do Clube aqui.
Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.
Então a gente se vê no próximo post! Até lá.
Por Equipe Espiral de Ervas.
Referência Bibliográfica
Cosmetics Info. Zinc Ricinoleate. Acesso em 21 dezembro 2023.
Dumas, E.R., Michaud, A.E., Bergeron, C., Lafrance, J.L., Mortillo, S., Gafner, S. Deodorant effects of a supercritical hops extract: antibacterial activity against Corynebacterium xerosis and Staphylococcus epidermidis and efficacy testing of a hops/zinc ricinoleate stick in humans through the sensory evaluation of axillary deodorancy. Journal of cosmetic dermatology, 8(3), 197–204. Acesso em 21 dezembro 2023.
UL Prospector. Zinc Ricinoleate. Acesso em 21 dezembro 2023.






Olá boa tarde, sou superfã do trabalho de vocês <3! Não consigo achar em lugar algum o ricinoleato de zinco, inclusive, no link disponível na apostila do curso de fabricação de desodorante. Poderiam me ajudar\/
https://www.cosmeticanatural.com.br/ricionelato-de-zinco
Oi meninas, o link do fornecedor que vocês indicam não funciona…reconheci a loja e pelo q entendi ela foi congelada/banida da Shopee. Não encontro em lugar nenhum esse ativo pra comprar…vocês tem outra indicação de loja pra comprar? Gratidão
https://www.cosmeticanatural.com.br/ricionelato-de-zinco
Abraços