Olá, no post de hoje compartilharemos uma fórmula de condicionador infantil líquido a fim de ser usado em conjunto com o shampoo/sabonete líquido infantil que ensinamos na semana passada.
Para fazer essa fórmula usaremos a técnica da emulsão e, com a ajuda do mixer misturaremos fase oleosa com fase aquosa.
Confira outras fórmulas com emulsão como o creme de pentear e o condicionador liquido com BTMS.
Para essa fórmula escolhemos usar como ingrediente principal o surfactante catiônico Emulsense HC com a finalidade de condicionar os cabelos. Trata-se de uma matéria prima 100% biodegradável, de origem vegetal e permitida na certificação de cosméticos naturais COSMOS.
Você pode adquirir o Emulsense aqui.
Em conjunto com o Emulsense usamos o surfactante não iônico Coco Glucoside que assim como ajuda o produto a penetrar nos fios, por possuir o pH mais alto ajuda a equilibrar o pH do Emulsense que é 3,5.
Além disso, optamos por utilizar o óleo vegetal de gergelim que é um óleo leve que nutre e lubrifica os fios, mas você pode substituir por outro óleo vegetal de sua preferência. O óleo de amêndoas doces funciona super bem, por exemplo.
A cera de carnaúba vai ajudar a estabilizar essa fórmula para que ela não “quebre” com o tempo ou com a exposição ao calor.
Para fazer uma fórmula de 100 gramas basta assumir que o valor em porcentagem é o valor em gramas. Para fazer outras quantidades, aplique a regra de três.
RECEITA / FÓRMULA
Fase 1 – Aquosa
Água Destilada 69%
Coco Glucoside 4%
Fase 2 – Oleosa
Emulsense HC 9%
Fase 3 – Fria
Glicerina 4%
D-pantenol 2%
Conservante Spectrastat 1%
Óleo Essencial de Lavandin 0,6%
Óleo Essencial de Laranja Doce 0,4%
Modo de Preparo
Primeiramente, pese e aqueça as fases 1 e 2 separadamente até que suas temperaturas estejam entre 75-80 ºC.

Assim que a fase 2 derreter por completo, retire ambas as fases e misture-as com um mixer. Esse processo demora em média uns 4 minutos. Dessa forma, intercale 1 minuto de mixer com uma espátula para raspar os cantos do frasco.

Em seguida, prepare uma diluição do creme para medir o pH (1g de creme com 9g de água destilada). Seu condicionador deve testar entre 4-5, e se houver necessidade ajuste com arginina.

Quando a temperatura do creme alcançar em torno de 40 graus, adicione a fase 3 e misture o creme com o mixer por 1 minuto.

Por fim, envase seu condicionador em um frasco higienizado. E também conserve-o protegido da luz solar direta e do calor excessivo.

Sugestão para cabelos finos e com tendência a embaraçar
Reduzir 1% de água e 1% de Coco glucoside e somar 2% de Varisoft à fase aquosa da receita. Outra opção menos eficiente é aumentar o Emulsense HC até 11% e fazer o respectivo desconto apenas na água.

Para uma textura menos firme, diminua a Cera de Carnaúba em até 1% e aumente na água.
Sobre a substituição do conservante Spectrastat por outro conservante natural
Segundo o fabricante do Emulsense HC é fortemente recomendado usar o Spectrastat, pois outros conservantes podem fazer a emulsão escurecer em um tom bege ou marrom claro.
Você também pode acompanhar o passo a passo em vídeo:
E então, o que você achou deste condicionador líquido infantil? Você pode usar em conjunto com o Shampoo/Sabonete líquido infantil que já fizemos! Se fizer o combo, nos conte o que achou!
Dessa forma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.
Então a gente se vê no próximo post! Até lá.
Por Marcella Lemos e Ana Velho.






Onde vocês compraram o varisoft 45? Só encontrei 65 e 100, mas as lojas não são brasileiras. Estou chegando nesse universo agora.
oi! é o varisoft eq 65 mesmo que usamos! bjos
Onde compraram o varisoft eq 65, por gentiliza?
Flavia eu comprei o meu na Engenharia das Essencias.
Boa noite! Marcella, informe o INC do
Coco Glucoside, usado nessa formulação. Tenho 3 Coco Glucoside com INC diferentes e não sei qual devo usar. Bjs
Oi Marly, o INCI do Coco Glucoside é Coco Glucoside 🙂
Olá, não encontro mais o Emulsense para comprar. Podem sugerir uma alternativa? Obrigada!