Olá, no post de hoje iremos conhecer um pouco mais sobre o ingrediente Alantoína. A saber, possui propriedades hidratantes, queratolíticas, descamantes de pele, suavizantes, protetoras contra agentes irritantes e curativas.

Ingrediente Alantoína
A Alantoína é um pó cristalino branco e inodoro que protege a pele do rosto e do corpo e da mesma forma, promove a regeneração celular na pele exposta fragilizada pelas agressões ambientais. Seu efeito protetor para pele é fantástico, ela suaviza a pele e, ao mesmo tempo é um agente queratolítico (faz com que a queratina amoleça). Além disso, causa rápida regeneração e proliferação celular e tem a capacidade de prevenir e proteger temporariamente a pele irritada, rachada ou queimada pelo vento. acelerando os processos naturais da pele e aumentando o teor de água.

Sem dúvida, as propriedades da Alantoína são muito incríveis, e a verdade é que esse ativo tem uma multifuncionalidade no mundo dos cosméticos. Vamos então conferir algumas:
- Renovador celular usado em cicatrização de feridas.
- Propriedades estimulantes, hidratantes, esfoliantes e que minimizam os poros.
- Protege e acalma a pele, estimulando a renovação da pele.
- Hidrata a pele, melhorando a capacidade de reter a água.
- Esfoliante, ajuda a eliminar as células mortas da derme, proporcionando maciez.
- Minimiza o tamanho dos poros.
- Suaviza a pele, tornando-a mais macia e flexível.
INCI Name Allantoin
Decerto a Alantoína é encontrada naturalmente em diversas plantas, como beterraba sacarina, confrei, camomila, semente de tabaco e brotos de trigo. Uma fonte popular de Alantoína é o Extrato de Confrei, uma espécie de erva nativa da Europa. Curiosamente, é nomeada com a finalidade de fazer referência ao alantóide, uma estrutura envolvida na troca de nutrientes e resíduos para embriões em desenvolvimento.
A Alantoína (5-ureido-hidantoína) pode ser extraída do Confrei (Symphytum officinale), mas atualmente, a Alantoína usada nos produtos que conhecemos é geralmente sintetizada quimicamente em laboratório.

Dicas de formulação
É um ingrediente solúvel em água que funciona bem na fase aquosa aquecida a mais de 50˚C. Desse modo, a solubilidade da Alantoína é de 0,56 gramas a cada 100 mL de água à 25ºC e de 4 gramas em 100 ml de água a 75˚C. Pode tolerar bem o calor, chegando até 80°C com aquecimento prolongado, e seu ponto de fusão é de 230°C. Mas você ainda pode dissolver até 0,5% de Alantoína em fórmulas à base de água à temperatura ambiente (20˚C a 25˚C).




De acordo com dados de fornecedores, a Alantoína é estável na faixa de pH 3-8 e pode ser incorporada em emulsões a 0,5-2%.
Ela também se decompõem quando submetidas à ebulição prolongada ou à presença de álcalis fortes, então nada de usar em sabonete natural (soda cáustica = álcali forte).
Se você estiver fazendo uma loção com uma fase de água aquecida, a Alantoína sempre irá para a fase aquosa aquecida porque pode tolerar facilmente temperaturas de até 80°C. Além disso, é mais solúvel em água quente e é menos provável que cristalize e forme fragmentos enquanto esfria. A fase de resfriamento, que geralmente é de 45˚C, é então muito fria para ela que ela se dissolva.
Você até pode dissolver até 0,5 gramas em 100 ml de água a 25˚C, portanto, se estiver fazendo um tônico ou outro produto sem aquecimento, poderá usá-lo, mas não ultrapasse essa quantidade para evitar os cristais.
Sugestões
A Alantoína pode ser usada em praticamente todos os produtos solúveis em água. Gostamos de usar em nossas loções, principalmente para o rosto. No inverno, a Alantoina ajuda a proteger a pele, e no verão usamos em sprays ou loção pós sol pois ajuda a acalmar, curar e esfoliar. Gosto de usar ela também em tônicos para ajudar na suavização, proliferação celular e hidratação. Da mesma forma, ela pode ser usada em xampus ou sabonetes líquidos como anti-irritante e esfoliante (ótimo para couro cabeludo propenso a caspa). E em um limpador facial ele é um ingrediente multifuncional.
A Alantoína é segura?
A Alantoína criada em laboratório é quimicamente equivalente à sua contraparte natural e demonstrou ser não tóxica e segura para uso em uma variedade de aplicações cosméticas segundo uma pesquisa. Tal estudo afirma que: “Os dados do teste de segurança nesta avaliação e em avaliações anteriores foram considerados suficientes para apoiar a segurança do ingrediente Alantoína e dos complexos de alantoína nas categorias de produtos e nas concentrações analisadas nesta avaliação de segurança.”
Por fim, assista ao vídeo que fizemos falando um pouco sobre o ingrediente Alantoína:
Certamente, já fizemos alguns produtos usando a Alantoína aqui no canal! Confere aqui o Tônico Facial com Ácido Salicílico, e o Gel Facial para Pele Oleosa e com Acne.
E então, gostou de conhecer mais sobre a Alantoína? Você tem interesse em ver a gente fazendo mais formulações cosméticas usando esse ingrediente? Deixa um comentário para a gente se você curte esse tipo de conteúdo!
Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.
Então a gente se vê no próximo post! Até lá.
Por Marcella Lemos e Ana Velho.
Referências Bibliográficas
Creamy. Alantoína. Acesso em: 25 fevereiro de 2022.
Engenharia das Essências. Alantoína. Acesso em: 25 fevereiro de 2022.
Humblebee and me. Allantoin. Acesso em: 22 de fevereiro de 2022.
Pubmed. Final report of the safety assessment of allantoin and its related complexes. Acesso em: 22 fevereiro de 2022.
Skin Better Science. Allantoin. Acesso em: 22 de fevereiro de 2022.




Bela tarde, para vcs!! Thaís , gratidão por seu maravilhoso trabalho. Sua colaboração é super importante no Epiral de Ervas. 😘😘😘🌻🌻🌻☀️☀️☀️
Linda!! Obrigada pelo seu carinho e apoio de sempre! Beijos
Boa Noite! Daria para usar ela nos cabelos e qual seria sua funcionalidade?
oi!! A maioria das indicações de uso de alantoina são para a pele, nunca testamos nada para os cabelos, também não encontramos estudos que indiquem os benefícios para cabelos. bjos
Em todos os sites que vi dando informaçoes sobre a alantoina, diz q deve ser usada entre 0,1 a 0,5% como hidratante e no maximo 1% com efeito de um leve esfoliante. Onde vc viu essa concentraçao de até 2%?
no próprio site de fornecedores, como a engenharia das essencias! bjos
Pode ser utilizada como aditivo em sabonetes? Se sim, em que momento adicionar?
em sabonetes syndets sim, pois possuem ph Acido! Allantoina em soluções aquosas são estáveis na faixa de pH entre 4 e 9, porém se decompõem quando submetidas à ebulição prolongada ou à presença de álcalis fortes (caso da soda caustica). e sabão normalmente fica com ph 9 ou 10 então não é compatível! bjos
Olá !! Parabéns pelo Ótimo trabalho!! Essas informações ajudam demais !! Gostaria de saber se a Alantoína, por ser produzida sinteticamente, pode ser utilizada para produzir cosméticos naturais?
oiii!!! sim pode sim!!! bjosss