Olá. hoje apresentaremos o ingrediente Amigel, uma goma com performance superior às gomas mais comuns como Xantana e Guar.

Você pode adquirir o Amigel de um fornecedor de confiança clicando aqui.

A saber, já fizemos vídeos sobre essas Gomas, veja o post sobre Goma Xantana aqui, e se você é membro do Clube de Assinantes, temos dois posts comparando Xantana e Guar por lá, assista aqui e aqui.

Gomas
Gomas

Ingrediente Amigel

INCI Name: Sclerotium Gum

A primeira informação importante é seu com seu INCI NAME, ou sob o nome Goma Sclerotium, ou Goma Esclerócio você conseguirá identificar essa goma na descrição de um produto, assim como conseguirá pesquisar mais informações sobre ela. 

Além do Amigel, onde encontramos apenas a Goma Sclerotium, existem outras matérias-primas como por exemplo o Siligel que são compostas e possui outros ingredientes para além dessa goma (INCI do Siligel: Xanthan Gum (and) Lecithin (and) Sclerotium Gum (and) Pullulan).

Então, vamos entender de onde vem a Goma Sclerotium e como ela funciona!

Trata-se de um polissacarídeo natural, biodegradável, obtido por biotecnologia a partir de culturas de Sclerotium rolfsii, que apresenta excelentes propriedades gelificantes, espessantes, emulsionantes, suspensoras e formadoras de filme. Além de ser aceita pelas certificadoras de cosméticos naturais. 

Pó ligeiramente bege
Pó ligeiramente bege

Informações aos formuladores

Um grande diferencial dessa goma é sua excelente estabilidade em condições extremas, sua faixa de pH para sua atuação é entre 2 e 11. Além de ser compatível com sais e eletrólitos, álcool e solventes orgânicos.

É um espessante não iônico derivado da fermentação de fungos. Tem alta estabilidade térmica e pode ajudar a melhorar a barreira de umidade da pele, diminuindo a perda transepidérmica de água e mantendo a pele hidratada.

É possível obter géis com viscosidade entre 60 a 12.000cps. Isso permite o preparo de formulações com diferentes características, de géis sólidos até os bem fluidos, dependendo da necessidade do formulador. 

Dicas para formular com o ingrediente Amigel

  1. Os géis preparados com água em temperatura < 20°C não atingem viscosidades muito elevadas, por isso se recomenda utilizar água aquecida, preferencialmente em temperatura próxima a 60 – 70°C.
  2. Quanto mais quente a água, mais rapidamente a goma gelificará. Isso pode levar normalmente de 15 a 45 minutos de agitação. Se você estiver usando um mixer, serão formadas bolhas. Recomendamos deixá-lo descansar 24 horas (coberto) para que a goma possa hidratar e formar um gel transparente.
  3. :Um gel preparado com 1% suporta a adição de até 15% de álcool etílico sem prejuízo da textura e da capacidade filmógena do produto;
  4. Um gel preparado com 1% permanece perfeitamente estável com a adição de quantidades entre 1 a 25% de propilenoglicol.
  5. Um gel preparado com 1% permaneceu perfeitamente estável com a adição de quantidades entre 1 a 12% de NaCI (Sal)
  6. Embora ele não seja exatamente um emulsionante, tem a propriedade de formar uma rede ao redor das partículas oleosas de tal forma que previne a coalescência e a separação de fases. 
  7. Testes feitos com 1% Goma + 10% óleos e com 2% Goma + 20% de óleos, sem a adição de nenhuma cera auto-emulsionante e verificou-se que permaneceram absolutamente estáveis.  
  8. Suas soluções aquosas são capazes de manter partículas insolúveis em suspensão sem permitir a sedimentação. Em um teste comparativo, uma preparação de Goma Sclerotium demonstrou ter propriedades suspensoras superiores à da goma xantana.
  9. Também é considerado um modificador sensorial. Os géis à base desse polímero apresentam toque macio, suave e sem pegajosidade, muito diferente dos géis convencionais. Da mesma forma, Incorporado em emulsões ele proporciona uma sensação de suavidade e maciez facilmente perceptível. 
Teste de Loção Pós Sol com Amigel
Teste de Loção Pós Sol com Amigel

Ficha Técnica

• Carga Iônica: Não-Iônico 

• Aspecto do Gel: Opalescente, Coloração Bege 

• Sensorial do Gel: Macio, Suave e Untuoso, Sem Pegajosidade 

• Estabilidade (pH): Estável em pH 2 a 11 

• Estabilidade (eletrólitos): Estável mesmo na presença de altas concentrações de eletrólitos 

• Estabilidade (adição de óleos): Estabiliza emulsões com grande carga oleosa; permite formulações “emulsifier-free”.

  • Concentração usual de 0,2 a 2,5%, sendo:
Suspensões Vaporizáveisinferior à 0,5%
Espessante/Estabilizante de emulsãoentre 0,5 e 1,5%
Formulação de gelentre 0,8 e 1,2%
Formulação de gel em condições extremasentre 1 e 2%

Aplicações Cosméticas

• Preparo de Gel-Base com excelente estabilidade 

• Géis com alfa-hidroxiácidos 

• Estabilizante para emulsões 

• Estabilizante para filtros solares 

• Géis e emulsões que necessitem pH entre 2 a 11 

• Géis e emulsões contendo eletrólitos 

• Modificador sensorial e estabilizante em emulsões com elevada carga oleosa 

• Espessante e modificador sensorial em shower gel, shampoos e condicionadores capilares

• Estabilizante em formulações de tinturas capilares 

• Suspensões de pigmentos e ativos (inclusive filtros físicos)

Por fim, assista ao vídeo que fizemos falando um pouco sobre o ingrediente Amigel:

E então, gostou de conhecer mais sobre o ingrediente Amigel? Você tem interesse em ver a gente fazendo Formulações Cosméticas usando o ingrediente? Deixa um comentário para a gente se você curte esse tipo de conteúdo!

Seja um assinante do nosso Clube de Membros e tenha acesso à Conteúdos EXCLUSIVOS, comentários ativados em Lives, prioridade nas respostas e muito mais! Assine aqui. Conheça todos os Benefícios do Clube aqui

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Equipe Espiral de Ervas.

Referência Bibliográfica

Kesharwani, P. Sclerotium Gum : Everything You Should Know. Acesso em 27 julho 2023.

Pharmaspecial. Amigel. Acesso em 27 julho 2023.

Special Chem. Sclerotium Gum. Acesso em 27 julho 2023.

Swift Crafty Monkey. Q&A: Xanthan gum, pilling, and alternatives? Some information on sclerotium gum. Acesso em 27 julho 2023.

Publicado por:Espiral de Ervas

Por Equipe Espiral de Ervas

Deixe uma resposta