Olá, hoje conheceremos um pouco mais sobre o ingrediente Esqualano, presente em algumas das formulações cosméticas mais caras e elegantes do mundo.

A saber, você pode adquirir o Esqualano de Oliva aqui.

Ingrediente Esqualano

Primeiramente, precisamos entender que o ESQUALANO vegetal é um derivado do ESQUALENO, um componente naturalmente semelhante ao sebo produzido pelas glândulas sebáceas da pele. Portanto, está muito próximo do filme hidrolipídico da epiderme e, por conta disso, oferece uma série de benefícios para a nossa pele.

O esqualano é a versão hidrogenada do esqualeno. Isso significa que não possui ligações duplas, o que prolonga consideravelmente sua vida útil e o torna menos propenso à oxidação.

Diferenças Esqualeno e Esqualano
Diferenças Esqualeno e Esqualano

Similarmente ao Petróleo, Óleo mineral e outros óleos brutos, o Esqualano é um hidrocarboneto, o que significa que é composto inteiramente de hidrogênio e carbono.

No entanto, ao contrário do petróleo e seus destilados que são provenientes da perfuração de petróleo, o esqualano e o esqualeno são componentes naturais do sebo da pele. Este último é um dos lipídios mais comumente produzido por ela, representando aproximadamente 15% da nossa mistura lipídica sebácea, então nossa pele o identifica como “nosso” e o absorve rapidamente.

INCI NAME: Squalane

O ESQUALENO é uma parte vital da síntese de colesterol, esteróides e vitamina D em nossos corpos. Dessa forma, ele penetra na pele rapidamente, oferecendo suavidade e hidratação mesmo para a pele realmente seca ou rachada. Você pode usá-lo puro ou em um creme, mas o Esqualeno é altamente instável com todas essas ligações duplas. Então, em vez disso, usamos ESQUALANO, uma versão hidrogenada sem ligações duplas que nos oferece muita estabilidade, como uma vida útil de mais de 2 anos.

Atualmente, encontramos no mercado três versões do Esqualano, a que usamos aqui no espiral de ervas é derivada do Óleo de Oliva, mas existem ainda as versões derivadas de Fígado de Tubarão (esqualeno – não vegana) e outra a partir de Açúcares Vegetais e Fermentação de Leveduras (um exemplo é o Esqualano Neossance™).

O Esqualano da Oliva é extraído durante o processo de destilação do azeite, ao extrair a polpa da azeitona, antes de ser hidrogenado para posteriormente se transformar em Esqualano.

Esqualano de Oliva
Esqualano de Oliva

A extração é completamente ecológica, uma vez que nenhum solvente ou componente químico está envolvido no processo de destilação do azeite. É por esta razão que o esqualano vegetal é preferido para produtos cosméticos orgânicos. Contudo, o esqualano derivado do azeite pode conter impurezas, não use se você for extremamente sensível a acne fúngica.

A saber, o Esqualano derivado do Açúcar é uma alternativa melhor, mais ambientalmente consciente e de natureza mais pura. Contudo, ainda é mais difícil de ser encontrado, no Brasil não encontramos fonte.

Indicações

O Esqualano tem as mesmas qualidades incríveis que encontramos no Esqualeno. Ele pode ajudar a pele rachada e rachada (experimente-o puro para ver como é um ingrediente incrível)

Experimente em um hidratante facial (substitua os óleos da fórmula por Esqualano e outro óleo rico em ácidos linoleicos) ou em um creme para os olhos. Em um creme para os pés, é um ingrediente incrível pois realmente auxilia a tratar os pés rachados e secos. Além disso, é um ingrediente potente para usar em um creme para cutículas ou em mãos rachadas. Na verdade, você pode substituir o Esqualano por qualquer óleo leve. 

Ingrediente Esqualano
Ingrediente Esqualano

Química

O HLB (equilíbrio hidrofílico-lipofílico) é de 12 a 12,9, então se você estiver usando o sistema HLB para criar um emulsionante, você terá que reformular para quaisquer substituições (por exemplo, óleo de girassol é 7, então se você trocar isso por Esqualano, você tem que recalcular)

Tanto o Esqualano quanto o óleo de coco fracionado (TGACC) lhe beneficiarão com uma vida útil do seu cosmético incrivelmente longa, de até 2 anos, porque há muito poucas ligações duplas em ambos os óleos. Ambos não mancham e penetram rapidamente, tornando-o uma combinação de óleo ideal para hidratantes corporais pós-banho!

Pode ser usado puro, portanto não tem uma faixa de uso específica, vai depender do produto que você deseja fazer. 

Incluir na fase oleosa, aquecida ou não. 

Por fim, assista ao vídeo que fizemos falando um pouco sobre o ingrediente Esqualano:

Esse é o nosso primeiro contato com o Esqualano, então estamos estudando várias formulações para trazer pra você! Você já conhece o ingrediente? Já usou ou formulou usando o Esqualano? Tem dicas para nos dar? O que acham de algum cosmético elegantéééérrimo usando Esqualano? Nos deixem um comentário, com certeza vai nos ajudar e ajudar outras pessoas que estão lendo!

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Referências Bibliográficas

Swift Crafty Monkey. Don’t forget about squalane! Acesso em 01 abril de 2022.

Simple Skincare Science. Why Squalane Oil Is the Best Oil According to 40 Studies. Acesso em 01 abril de 2022.

Humblebee and me. Olive Squalane. Acesso em 01 abril de 2022.

Engenharia das Essências. Esqualano Vegetal da Oliva. Acesso em 01 abril de 2022.

UL Prospector. EV – Olive Squalane. Acesso em 01 abril de 2022.

UL Prospector. EspecKare SQ. Acesso em 01 abril de 2022.

Lotion Crafter. Olive Squalane. Acesso em 01 abril de 2022.

Lotion Crafter. Neossance Squalane. Acesso em 01 abril de 2022.

Publicado por:Espiral de Ervas

Por Equipe Espiral de Ervas

6 comentários sobre “Conhecendo o ingrediente Esqualano

  1. Faltou vcs darem a dica de onde compram. Estou procurando e não estou encontrando em empresas que já conheço e confio

  2. Ola! Você disse para diluir na fase oleosa. Ele não dilui em aquosos então? Muito obrigada!

Deixe uma resposta