Já fizemos receitas de shampoo para cabelos secos e para os oleosos, já fizemos condicionador sólido. E agora desenvolvemos o CREME DE PENTEAR VEGANO para completar essa tríade de cuidado com as madeixas.

Entendendo sobre os ingredientes


Glicerina Vegetal: funciona como umectante e ajuda o cabelo a conservar sua umidade natural. 
ProCondition²² e o Emulsense HC: são os surfactantes/tensoativos catiônicos. Aumentam a lubrificação, o controle estático e a capacidade de pentear seu cabelo. Normalmente, o ProCondition é usado com adição de ácido cítrico para que seu pH seja neutralizado e seu efeito catiônico seja obtido. Já o Emulsense tem o pH bem ácido em torno de 3,5. Então, nessa receita usamos uma combinação de 1% de ProCondition com 4% de Emulsense. Assim obtemos um pH amigável: 4 e 5.

Álcool cetílico: trata-se de um álcool graxo sólido derivado do óleo de coco ou palmiste. Dessa forma, aumenta a substantividade do condicionador por adsorção à fibra capilar e contribue com adsorção pelo composto catiônico. Além disso, também contribui para consistência.
Manteiga de cacau: obtida da prensagem das sementes, é rica em óleo oleico, linoleico, esteárico e palmítico, vitaminas (sobretudo A, C e E), minerais e antioxidantes. Inegavelmente, a grande quantidade de ácidos graxos garante o restabelecimento da barreira lipídica, melhorando a retenção da água dentro dos fios, e protegendo dos danos externos, sendo especialmente útil para cabelos muito ressecados, mais grossos, cacheados e/ou crespos.
D Pantenol (Vitamina B5): ajuda a selar as cutículas, aumenta o brilho, hidrata e reduz a fricção.
Proteína de Baobá: oferece hidratação para nossos fios de cabelo e couro cabeludo. Colabora com condicionamento porque têm uma carga levemente positiva e faz o produto parecer um pouco mais sedoso ou macio. 
Nipaguard: Nipaguard (Sorbitan Caprylate (and) Propanediol (and) Benzoic Acid): atividade microbiana contra uma ampla gama de bactérias, leveduras e fungos. O USO DE CONSERVANTE NESSA RECEITA É ESSENCIAL.

Agora que já sabemos exatamente o que vamos usar e suas funções, bora pra receita?

Utensílios


– Panela para banho maria
– Quatro recipientes
Mixer
– Espátula
– Vidros para armazenas o creme
Medidos de pH

Ingredientes


FASE 1
81,3% Água Desmineralizada
2% Glicerina vegetal
2%  Sumo de Aloe Vera/babosa

FASE 2
1% ProCondition ²²
4% Emulsense HC
2% Álcool Cetílico 
2% Manteiga de Cacau

FASE 3
0,7% Nipaguard
2% D-pantenol 
2% Proteína de Baobá 
0,5% Óleo Essencial de Alecrim
0,5% Óleo Essencial de Lavadin

Possíveis substituições


Água desmineralizada/destilada por água normal: pode aumentar as chances de contaminação e diminuir a validade do produto. Além disso, pode haver alteração no pH final.
Glicerina: substituir por outro umectante 
Suco de Aloe Vera: substituir por água destilada ou hidrolato
ProCondition e Emulsense: não é recomendado substituir. Caso você tenha somente o emulsense, pode usar somente ele na concentração de 5%. Porém, será preciso ficar atento ao pH final para que esteja acima de 3,8. Se você tem apenas o ProCondition outras alterações precisaram ser feitas, lembrando que o limite de uso do ProCondition para produtos leave in e líquidos  é de 1%, segundo o fornecedor.
Álcool Cetílico: Pode ser substituído por Ácido Esteárico, mas eu prefiro o resultado com álcool cetílico. 
Manteiga de Cacau: pode ser substituída por outra manteiga de sua preferência.
Nipaguard: pode substituir por outro conservante, desde que seja adequado para a faixa de pH do produto.
D – pantenol: não conheço um substituto igual, mas você pode não colocar esse ingrediente e aumentar a quantidade de água
Proteína hidrolisada de Boabá: pode substituir por qualquer outra proteína hidrolisada. Da mes forma, você pode não colocar esse ingrediente e aumentar a quantidade de água.

Passo a Passo

  • Primeiramente pese todos os ingredientes
  • Junte os ingredientes da Fase 1 (aquosa), faça o mesmo com os da Fase 2 (oleosa), e semelhantemente com a Fase 3 (aditivos e conservante, tampados para não evaporar)
  • Leve ao Banho Maria a Fase 1 e a Fase 2, espere derreter completamente a Fase 2 e então, aguarde mais alguns minutinhos.
FASE 1 E 2 EM BANHO MARIA
FASE 1 E 2 EM BANHO MARIA
  • A temperatura ideal em torno de 70º, e uma dica para não perder calor é colocar o copo do Mixer em banho maria enquanto aquece.
  • Então, comece bater a fase aquosa (1), e misture a fase 2, e você verá que rapidamente o creme começa encorpar.
CREME ENCORPADO
CREME ENCORPADO
  • Por fim, aguarde o creme esfriar em torno de 45º C para adicionar os aditivos e bata mais um pouco para misturar a massa.
  • Higiene os potes onde for depositar o creme.
  • Faça o teste de pH. Resultado dos testes de pH para essa receita: 4-5
    OBS: Caso você altere alguma matéria-prima e seu pH precise de ajuste para ficar mais ácido, use uma mistura 50/50 de ácido cítrico e água destilada ou uma mistura 30/70 de ácido cítrico e água destilada para diminuir o pH. Adicione pequenas quantidades e refaça os testes.

Validade

De 3 a 5 meses dependendo da conservação e nos cuidados de manuseio.

Componentes sintéticos
Isso não é um problema!
A grande questão é: Qual é a origem dessa sintetização? Como produzimos cosméticos naturais buscamos ingredientes sintéticos que sejam obtidos a partir da fermentação de vegetais. Nessa receita usaremos dois tipos diferentes de surfactante catiônico:
Emulsense HC ( Brassicyl Isoleucinate Esylate (and) Brassica Alcohol) 
ProCondition ²² (Brassicamidopropyl Dimethylamine)
A Brassica L. é um gênero botânico pertencente à família Brassicaceae: é uma família que agrupa numerosos géneros de plantas herbáceas, algumas das quais com elevada importância económica como hortaliças para a alimentação humana e produção de óleos e gorduras vegetais.

Assista o vídeo abaixo para você acompanhar o processo:

Com toda a certeza esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário. A gente se vê no próximo post!

Até lá.

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Publicado por:Espiral de Ervas

Por Equipe Espiral de Ervas

Deixe uma resposta