Olá, hoje compartilharemos com vocês nossa Vidraria de Laboratório, a fim de facilitar sua escolha caso esteja pensando em adquirir esse tipo de material.

Pra quem acompanha a gente a mais tempo sabe que já utilizamos diversos frascos para fazer sabonetes e cosméticos aqui no canal. Contudo, antes de lançar nosso e-book de Cosmética Capilar, investimos em Vidrarias de Laboratório para deixar nossos registros de ingredientes e processos mais aparentes.

Inegavelmente, além da vantagem da transparência, a vidraria é resistente a altas temperaturas e pode ser levada diretamente no fogão elétrico (sem chama). O material usado na Vidraria Laboratorial normalmente é Vidro Borosilicato, justamente por sua resistência à maioria dos produtos químicos e ao calor, podendo então ser aquecidos em altas temperaturas. 

Vidraria Laboratorial
Vidraria Laboratorial

Vidraria de Laboratório

Antes de tudo, quando a gente começou a pesquisar as vidrarias para comprar, ficamos muito na dúvida do que seria realmente útil. Por fim, fizemos a primeira compra e escolhemos os seguinte itens:

Frasco com Gotejador: Muito útil, temos em dois tamanhos diferentes e usamos um somente para óleos essenciais e outro para ativos líquidos que usamos em pequenas quantidades como conservantes por exemplo.    

Becker: De fato, é uma vidraria muito útil, excelente para medir líquidos ou qualquer outra matéria prima. Compramos em vários tamanhos diferentes. Usamos com a finalidade de bater emulsões, para aquecer no fogão elétrico e nunca tivemos nenhum problema de quebra ou rachadura.

Vidro de Relógio: Com toda a certeza, é excelente para pesar matéria prima em pó ou cremosa. Fácil de raspar por ser arrendado e não ter quinas. 

Placa de Petri de Vidro: Usamos para medir pequenas quantidades matérias primas em pó, em pasta ou até líquida. A saber, a vantagem com relação ao vidro de relógio é possuir tampo, e a desvantagem é ser mais difícil de raspar todo o conteúdo.  

Bastão de Vidro: Certamente muito útil para mexer e misturar as matérias primas.

Não tão úteis

Funil de vidro: Com o propósito de auxiliar no processo de envasar, porém é útil apenas quando o produto não é muito viscoso . 

 Escovinha de limpeza: Usamos apenas para limpar o funil.

Pipetas de vidro: Serve para gotejar e medir em mL, no nosso caso não foi muito útil,  pois damos preferência para o gotejador que vem com o frasco, pois podemos colocar álcool isopropílico para limpá-lo. Foi o único item dessa lista que não usamos. Exige prática para uso da pera (pipetador de borracha).

Vídeo

Por fim, você pode acompanhar o vídeo que gravamos sobre esse assunto também:

Já mostramos nossa Rotina de Estoque e Armazenamento em um outro post, com o intuito de citar algumas dicas para quem está buscando organizar sua produção. Da mesma forma, um outro post legal para relembrar é o que mostramos nossa Rotina de Higienização na Produção.

E então, o que você achou do nosso post sobre Vidraria de Laboratório? Aliás, nos conte sobre a Vidraria que você gosta de usar na sua Produção, também queremos saber. Se você quiser indicar fornecedores também, fique à vontade. Qualquer dúvida é só deixar um comentário!

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Publicado por:Espiral de Ervas

Por Equipe Espiral de Ervas

4 comentários sobre “Vidraria de Laboratório para Cosméticos

  1. oi meninas, adorei o post. muuuito útil.
    quanto ao gotejador, como é feito o precesso de limpeza, qdo pesa um O.E por exemplo, e vai pesar outro logo em seguida?

    1. Justamente por isso usamos um frasco com conta gotas em solução de alcool isopropilico. ele faz essa limpeza interna do oe qdo passamos de um pro outro. bjos

  2. Oiê amando o site de vocês.
    Queria saber se pode usar inox para formulações e aquecimento por banho Maria.
    Porque não tenho muito maestria em utilizar as vidrarias.

Deixe uma resposta