Olá, hoje trazemos uma fórmula que é muito pedida aqui no canal, um Condicionador Sólido com BTMS-25.

Recentemente fizemos um post dentro da série “Conheça o ingrediente”, onde falamos sobre o BTMS-25. Se você ainda não viu esse conteúdo, veja aqui. Da mesma forma, há um tempinho nós já trouxemos um Condicionador Cremoso usando o BTMS. Tenha em mente que nas duas fórmulas nós usamos o BTMS 25, que tem 25% de matéria ativa, se por acaso você tem outra versão do BTMS, faça um novo cálculo de matéria ativa para adaptar a fórmula. Veja esse post sobre cálculo de matéria ativa.

Caso você não for usar o Procondition, pode ser que não seja necessário usar Ácido Cítrico, sempre meça o pH antes para confirmar.

Passadas as considerações iniciais, bora para a prática?

Atenção:
Disponibilizamos links de fornecedores parceiros e de confiança, junto com a lista de ingredientes! Se você notar, o nome do ingrediente aparece em cor diferente, isso significa que tem um link associado a ele. Basta clicar no ingrediente que você será direcionado ao link de compra do fornecedor.

Ingredientes

Fase 1

Fase 2

Observação:
Na Cosmética, é de praxe indicar a quantidade de matéria prima em Porcentagem (%). As fórmulas em porcentagem são perfeitas para que as pessoas possam calcular sua produção em diferentes quantidades, seja por mudança na demanda, ou pela disponibilidade de espaço em estoque, ou qualquer outra razão. Você tem dificuldade para fazer a conversão de % para peso (g)? Esse conteúdo vai esclarecer suas dúvidas!

Substituições

Caso não tenha o Procondition, adicionar a mesma quantidade de BTMS-25. Da mesma forma, caso você não tenha o TGACC, você pode adicionar um outro éster como Parafol ou Cetiol CC, ou até mesmo um outro óleo leve como Girassol ou Semente de Uva. O Álcool Cetílico pode usar substituído por Álcool Cetoestearílico e a Glicerina ou Lactato de Sódio podem entrar no lugar do Propanediol.

Tenha sempre em mente que substituições de ingredientes podem alterar dureza e eficiência da fórmula, então faça um lote bem pequeno para testar primeiro.

Passo a Passo

Em primeiro lugar pese todos os ingredientes e deixe sua bancada organizada, porque aqui, o jogo é bem rápido!

Misture todos os ingredientes da Fase oleosa e coloque-os na chapa de aquecimento ou banho maria com a finalidade de derreter todos os ingredientes sólidos.

Aproveitamos para medir o pH, e estava em 7. Acrescentamos então os ingredientes da fase 2 rapidamente.

Envase na sua forma e aguarde até completar o endurecimento da barra. Medimos o pH da nossa barra e deu algo entre 4 e 5, que está dentro do valor desejado para esse tipo de produto. Desenforme com cuidado.

Resultado Final

Então, esse foi o resultado final do nosso Condicionador Sólido com BTMS-25. 

Olha que amorzinho <3

Para aplicar nos cabelos, recomendamos que você vá lá no nosso Insta e dê uma olhadinha nesse post que colocamos diversas dicas de como usar seu condicionador sólido.

Validade

É provável que o prazo de validade varie de 6 meses a 1 ano, dependendo dos Cuidados de Higiene no Manuseio e Conservação. Leia nosso post sobre Boas Práticas de Higiene na Produção de Cosméticos. Se você optar por usar ingredientes vivos e manipulados como Infusões, Gel de Aloe in natura, etc, é provável que a validade do seu produto seja mais curta. Sem dúvida, sempre que fizer alguma alteração em fórmulas, faça testes em pequenos lotes e observe sua estabilidade. E por último, dê preferência a embalagens que você não precisará tocar diretamente no produto.

Por fim, você pode acompanhar o passo a passo em vídeo também:

E então, o que você achou do nosso Condicionador Sólido com BTMS-25? Prefere cosméticos capilares sólidos ou cremosos?

Ah, se acaso você fizer a o produto, venha nos contar sobre sua experiência e o que achou!

Seja um assinante do nosso Clube de Membros e tenha acesso à Conteúdos EXCLUSIVOS, Revista, Grupo, Lives e muito mais! Assine aqui. Conheça todos os Benefícios do Clube aqui

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Equipe Espiral de Ervas.

Publicado por:Espiral de Ervas

Por Equipe Espiral de Ervas

10 comentários sobre “Condicionador Sólido com BTMS-25

  1. Pq será que os produtos que faço me da caspa e cai meu cabelo?
    Pode me ajudar pfv.
    Desconfio do shampoo pq condicionador não entra em contato com o couro né.
    Coloco um pouco de btms na fórmula do shampoo será q é porisso?
    Já tentei fórmulas de vcs mas não tenho todos os ingredientes.

  2. tem como fazer sem o ácido citrico? se mudar alguma quantidade dos outros ingredientes.. e tb pode fazer sem a proteina de trigo? ou ela é essencial? to tentando fazer uma receita mais simples pra testar.. n tenho todos os ingredientes

  3. Meu pH quando medir na próprio condicionador deu 7. Quando peguei um pedacinho e misturei na água desmilitarizada e medir o pH de novo deu 4. Qual está certa? As duas. Achei que era pelo fato de está quente ainda

  4. Olá meninas tudo bem?
    Gostaria de adicionar oleos essenciais e oleo de ricino na minha receita, em qual momento e qual dos produtos poderiam ser substituídos no total ou em parte?
    penso em fazer um shampoo e condicionador solidos anti queda e pro crescimento

    Obrigadinha! <3

    1. oii!! pode usar o oleo de ricino para substituir qlq outro oleo liquido que tenha na formula (no caso vc pode substituir metade do TGACC pelo ricino por exemplo)! A gente usou oleos essenciais na receita, vc pode usar os que desejar, use no maximo 1,5% de oleos essenciais, e veja se os que vc quer usar qual indicaçao de uso (alguns como canela e cravo não se deve usar mto). bjos

  5. olá! por favor, o lactato de sódio pode ir no condicionador cremoso que tem aqui no site? grata

Deixe uma resposta