Olá, hoje iremos falar sobre um ingrediente muito pedido (e polêmico): o FAMOSO BTMS-25. É uma cera catiônica, que é muito usada nos condicionadores e máscaras capilares por oferecer o famoso efeito “desmaia fios”.

Você pode adquirir esse ingrediente em um fornecedor de confiança, clicando aqui ou aqui.

Se você não sabe o que é catiônico, dá uma olhada nesse post, ele irá te ajudar.

BTMS 25
BTMS 25

Ingrediente BTMS-25

INCI:  Behentrimonium Methossulfate (e) Cetearyl Alcohol

O BTMS-25 é uma cera emulsionante catiônica (com carga positiva). Por ser catiônico, também é “condicionante” – adsorve (cria um revestimento muito fino) na pele e no cabelo, dando um acabamento incrível que é exclusivo dos ingredientes catiônicos. A saber, o número 25 ao lado do nome BTMS significa que contém 25% do ingrediente ativo, Metossulfato de Behentrimônio. O restante do BTMS é composto por álcool cetoestearílico, portanto produtos formulados com o BTMS-25 tendem a ser espessos. 

Behentrimonium Methosulfate possui origem vegetal e é produzido a partir de ácidos graxos. Apesar de sua origem natural, é um ingrediente “quaternizado” por alquilação de aminas terciárias para obter um composto de amônio quaternário. Aqui, cabe ressaltar que o BTMS é um ingrediente proibido na Cosmetologia Natural Certificada, por passar por um processo chamado Etoxilação para sua obtenção. Pesquise aqui na lista da Cosmos para identificar insumos permitidos.

No site do EWG é possível confirmar a versatilidade do BTMS que está presente em milhares de produtos. Inegavelmente, seu uso vai desde condicionadores, tratamentos capilares e cremes para desembaraçar, até produtos para cuidado com a barba, cremes para mãos e loções para bebês (linha baby da CeraVe) 

Essa matéria-prima possui a vantagem de ser acessível, tanto no valor quanto na disponibilidade, de ser versátil e fácil de trabalhar. Contudo, como nem tudo são flores, existe uma polêmica por trás da sua toxicidade para para as vidas marinhas e do seu potencial alergênico para pessoas mais sensíveis.

Polêmicas

O site da EWG – skindeep, que é um site voltado ao consumidor para que ele possa pesquisar sobre um ingrediente, coloca o BTMS com nota 4 em uma escala de ingrediente perigoso, sendo a maior nota possível 10.

Eles apontam que o BTMS tem potencial tóxico e alergênico, contudo, o site não disponibiliza com clareza a fonte dessas informações e, por isso, não é possível verificá-la. 

Entretanto, no próprio site da EWG eles disponibilizam informações retiradas do Painel dos Especialistas (CIR) que contém a seguinte afirmação: “Determinado seguro para uso em cosméticos, sujeito a concentração ou limitações de uso – Seguro para uso em cosméticos com algumas qualificações” (tradução exata).

Outra questão interessante é que muitas formuladoras usam o BTMS em produtos para pele. O que também gera uma certa polêmica, visto que emulsionantes catiônicos tem a tendência a serem mais agressivos e por isso preferimos utilizá-los em produtos capilares que não devem ir direto na raiz como condicionadores, cremes de pentear e máscaras.

Contudo, já elaboramos shampoo condicionante com BTMS-25 e nenhum tipo de alergia foi identificada. Então, se você não tem nenhum tipo de alergia ou pele sensível, pode testar o BTMS como emulsionante em seus produtos corporais também.

Informações técnicas

Bom, agora que falamos um pouquinho sobre a polêmica, vamos então passar algumas informações técnicas.

Vale ressaltar que estamos falando aqui do BTMS-25, mas você pode encontrar a versão BTMS-50, onde a grande diferença é a presença do DOBRO de matéria ativa e, consequentemente, uma menor quantidade de álcool cetoestearílico. Optamos então por trabalhar com a versão mais acessível aqui no Brasil, que é a 25%. Você pode entender melhor sobre o cálculo de matéria ativa nesse link aqui.

Aparência:  pequenos círculos brancos e cerosos.

Ponto de Fusão: 60ºC.

pH: 5-7.

Solubilidade: Óleo.

Modo de uso: Recomendamos aquecer na fase oleosa.

Taxa de uso:

  • Para emulsões: de 1 a 10% do produto total, com aproximadamente 25% da fase oleosa para emulsionar.
  • Para formulações sólidas: de 50 a 60%. 

Alternativas

Caso você não queira entrar para esse mundo polêmico do BTMS (rsrs) sugerimos outros emulsionantes catiônicos como Varisoft EQ65, Emulsense HC e Aminosensyl. Entretanto leve em consideração que são matérias-prima diferentes e precisam ser estudadas antes de fazer substituições por igual. Esses ingredientes são permitidos pela EcoCERT e Cosmos. A saber, já fizemos vários condicionadores com esses catiônicos, na lupa digite “condicionador” que poderá ver todos os nossos posts.

ATENÇÃO
Se por acaso você tem acesso a algum estudo científico que fale sobre a polêmica questão ambiental do BTMS, por favor entre em contato com a gente para que possamos atualizar esse post!

Por fim, assista ao vídeo que fizemos falando um pouco sobre o ingrediente BTMS-25:

Já fizemos um condicionador usando  o BTMS-25 aqui no canal! Confere aqui.

E então, gostou de conhecer mais sobre o ingrediente BTMS-25? Você já usou algum produto que contém esse ingrediente? O que achou? Você tem interesse em ver a gente trazendo mais Formulações Cosméticas usando o ele? Deixa um comentário para a gente se você curte esse tipo de conteúdo!

No nosso clube de membros fizemos uma batalha entre o BTMS-25 e o Varisoft EQ65 em uma fórmula de condicionador. Venha fazer parte do nosso clube <3 

Seja um assinante do nosso Clube de Membros e tenha acesso à Conteúdos EXCLUSIVOS, Revista, Grupo, Lives e muito mais! Assine aqui. Conheça todos os Benefícios do Clube aqui.

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Equipe Espiral de Ervas.

Referências Bibliográficas

Bay House Aromatics. Safety Data Sheet. Acesso em: 24 agosto 2022.

Engenharia das Essências. BTMS -25. Acesso em: 24 agosto 2022.

EWG. Behentrimonium Methosulfate. Acesso em: 24 agosto 2022.

From Earth. BTMS Wonderful Emulsifier. Acesso em: 24 agosto 2022.

Modern Roots. Behentrimonium Methosulfate (BTMS) Safe?. Acesso em: 24 agosto 2022.

Personal Care Council. Behentrimonium Methosulfate. Acesso em: 24 agosto 2022.

PubChem. Behentrimonium methosulfate (Compound). Acesso em: 24 agosto 2022.

UL Prospector. iQUAT TMS 25. Acesso em: 24 agosto 2022.

UL Prospector. ETHOXCARE® BTMS. Acesso em: 24 agosto 2022.

Publicado por:Espiral de Ervas

Por Equipe Espiral de Ervas

2 comentários sobre “Conhecendo o ingrediente BTMS-25

Deixe uma resposta