Olá, no post de hoje ensinaremos uma receita de Shampoo Líquido de uso diário com SCI (Isetionato de Sódio) como surfactante principal. Já falamos sobre o ingrediente SCI no canal, você se lembra? Aliás, há pouco tempo compartilhamos também uma receita de Shampoo Líquido Infantil bem suave, usando como surfactantes apenas o Plantarem 2000 e a Cocoamidopropil Betaína.
Primeiramente precisamos ter em mente que para usar o SCI em produtos líquidos é preciso diluí-lo no seu devido solvente (é MUITO difícil diluir o SCI em água), a fim de de obter um resultado completamente homogêneo.

Vejamos então, a seguir como fazer nosso Shampoo Líquido:
Fase 1 – Diluição SCI
12% SCI
10% Plantarem 1200 – Lauril Glucosídeo

Fase 2 – Aquosa Aquecida
48,3% Água Destilada
10% Extrato de Natural de Jaborandi

Fase 3 – Oleosa Aquecida (para cabelo seco)
3,2% Óleo de Gergelim
0,5% Goma Xantana

Fase 4 – Fase Fria
2% Glicerina Vegetal Bi-destilada
2% Proteína Hidrolisada de Trigo
1% Conservante Natural Nipaguard
0,4% Óleo Essencial de Melaleuca
0,6% Óleo Essencial de Lavandin Grosso

Passo a Passo Shampoo Líquido com SCI
Primordialmente, pese todos os ingredientes e deixe sua bancada organizada com as fases devidamente separadas.

Execute primeiramente a diluição da fase 1 aquecendo a mistura, quando estiver pastoso adicione os ingredientes da fase 2 e aqueça tudo junto.


Enquanto isso, em outro frasco aqueça a fase 3 até atingir 70 ºC.

Em seguida, misture lentamente as fases com ajuda de um fouet até encorpar e abaixar a temperatura para 40 graus: seja gentil para não espumar demais.

Então meça e ajuste o pH, se você está usando Nipaguard tenha em mente que ele baixará um pouco o pH quando for adicionado.
Por fim incorpore a fase 4 e misture mais uma vez, suave porém constante até obter uma massa homogênea. Igualmente, teste o pH novamente para ter certeza que está na faixa desejada.

A textura vai mudar de um dia pro outro, por isso você pode aguardar antes de envasar caso queira conferir a textura final.

A fase três é indicadas apenas para quem tem cabelo mais seco. Caso seu cabelo seja oleoso ou até mesmo apenas sua raiz, você pode omitir a fase 3, ou apenas retirar a manteiga de cupuaçu.
Veja abaixo a foto das suas versões e suas espumas:


Possíveis substituições
Na formulação de Shampoo Líquido de uso diário com SCI, você pode substituir o Plantarem 1200 igualmente pelo Plantarem 2000, porém a textura final vai ficar mais rala e a espuma diferente. Confira nosso post sobre Plantarem 1200 e veja as comparações.
Da mesma forma, você também pode trocar o Extrato de Jaborandi por outro extrato natural de sua preferência. Lembrando que esse extrato tem composição: água + glicerina vegetal + conservantes (Benzoato de sódio e sorbato de potássio) + erva correspondente.
Você também pode substituir o Óleo de Gergelim e a Manteiga de Cupuaçu pelo óleo ou manteiga de sua preferência de acordo com o tipo de cabelo. Por exemplo Cabelos Oleosos se beneficiam muito de Manteiga de Ucuuba e Óleo de Semente de Maracujá. Mas leve em consideração que podem ocorrer variações na textura e no resultado final. Similarmente, você pode substituir a Proteína Hidrolisada de Trigo por outra de sua preferência, como por exemplo, a Proteína Hidrolisada de Arroz. Os óleos essenciais escolhidos foram pensados com a finalidade de promover a saúde do couro cabeludo, mas você também pode alterá-los, lembrando de respeitar o limite de 1% de óleo essenciais.
Assista o vídeo com o passo a passo aqui:
E então? O que achou do nosso Shampoo Líquido de uso diário com SCI? Você prefere shampoo mais suave ou mais limpante? Por fim nos conte sua opinião!!

Confira todos os materiais de estudo do Espiral de Ervas clicando aqui.
Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão é só deixar um comentário.
Enfim, a gente se vê no próximo post! Até lá.
Por Marcella Lemos e Ana Velho.



As fórmulas de vcs são maravilhosas!
<3
Olá, primeiramente gostaria de agradecer ao trabalho de vocês, todas as informações que vcs postam me ajudam demais, já que estou começado ainda
eu queria saber se é possível usar estearato de glicerila no lugar do sci? entendo que ele é o emulsificante principal desta receita, mas no momento não posso adiqui – lo, em compensação tenho o ESTEARATO DE GLICERILA EMULSIONÁVEL (GMS) SE – VEGEROL.
oii!! o SCI é um ativo limpante aniônico, que vai promover limpeza e espumação. a GMS SE é uma cera autoemulsionante anionica, ela serve para fazer creme para a pele (une a fase aquosa com oleosa), não tem poder de limpeza ou faz espuma. Apesar de possuírem a mesma carga, são materia primas completamente diferentes! Beijos
Boa tarde, Algum problema se eu nao utilizar o Lauril Glucosídeo? Usar apenas o SCI e o cocoamidopropil? Obrigada
sem problemas! beijos
Oie! Poderia substituir o plantaren 1.200 pelo 2000? Se sim, a quantidade seria a mesma também? Obrigada 🙂
simmm! pode substituir, porem a consistencia final será diferente! o lauryl é mais denso, o decyl mais líquido! beijos
Oiee, nessa receita não é preciso ajustar o ph do Lauril Glucosídeo com ácido citrico?
oiii!!! sempre que vc finalizar qualquer cosmético terá que medir o pH e ajustar se houver necessidade de ajuste! Nesse caso não houve necessidade, mas se vc fizer e necessitar, ajuste! bjossss
Há algum problema na formulação que não totaliza 100% (96,7%). Falta algum ingrediente ou houve falha no cálculo das porcentagens.
Fizemos o ajuste da fórmula! obrigada por nos avisar! beijos
Reduziu mas continua com diferença, agora de 0,9% totalizando 99,1% na somatória dos ingredientes.
Olá bom dia… Poderia incluir Shikakai na fórmula?
pode sim, só precisa confirmar se o shikakai é soluvel em agua, pq se nao for ele vai ficar precipitado no fundo! beijos
Qual o pH ideal para os shampoos líquidos?
entre 5 e 5.5 está ótimo. bjos
Boa tarde, em relação ao ingrediente SCI posso diluir no tocopherol ou óleo carreador ao invés da água? Eu não tenho o outro co-surfactante e não posso adquirir nesse momento. Estou fazendo um produto de limpeza facial. Obrigada!
Boa noite. Se caso compra o e-books de vcs lá tem os contatos dos fornecedores de materia prima pra poder compra.Pois vcs indicando e mas confiáveis, desde de já agradeço e fico no aguardo.
oi!!! Indicamos sim, porém como os ebooks foram escritos há algum tempo, pode ser que alguns links estejam indisponíveis, pois nem sempre os fornecedores possuem estoque, ou as vezes até mesmo troque os links! Caso vc encontre nos e-books alguma matéria prima com link indisponível nos envie uma mensagem que te ajudaremos a encontrar! beijos
Ola, tudo bem? Fui comprar os materiais e tenho duas dúvidas, referente ao SCI, encontro para comprar o de 85% granulado, seria esse mesmo?
Quanto a Goma xantana, encontrei duas para comprar, dos seguintes links:
https://engenhariadasessencias.com.br/loja/materias-primas/1028-goma-xantana-vegana.html?search_query=goma+xantana&results=7
https://engenhariadasessencias.com.br/loja/materias-primas/159-goma-xantana.html?search_query=goma+xantana&results=7
Qual seria a melhor?
oii!!! não conhecemos na pratica a diferença entre essas gomas, o ideal seria você verificar isso diretamente com a engenharia das essencias! quanto ao SCI pode usar esse sim, e quando vc pegar uma formula que tenha um sci com matéria ativa diferente, é so fazer a conversão, ensinamos a fazer esse cálculo aqui: https://espiraldeervas.com.br/2021/10/24/calculando-a-materia-ativa-de-um-surfactante/
beijossss
Oii.. se eu nao usar a parte oleosa para cabelos secos, tem problema a formula ficar menor q 100%?