Olá, no post de hoje falaremos um pouco sobre o ingrediente Betaína, também conhecida como Anfótero Betaínico de Coco, Cocoamidopropil Betaína ou CAPB.

Primeiramente, devemos saber que a Cocamidopropil Betaína é um detergente e surfactante, usada em produtos de higiene pessoal, cosméticos e produtos de limpeza. É usado para reduzir a estática, condicionar a pele e o cabelo, além de ser útil para equilibrar espuma e o poder de detergência dos produtos para limpeza da pele e dos cabelos. Além disso, é muito usada como co-tensoativo por sercompatível com tensoativos aniônicos, não-iônicos e catiônicos. Da mesma forma pode ser utilizado como tensoativo primário por ter boa propriedade de limpeza e formação de espuma. Assim, ele aumenta a viscosidade de sistemas tensoativos aniônicos (como shampoos e sabonetes líquidos), e por ter carga aniônica e catiônica, também possui ação condicionante e antiestática.

Shampoos Sólidos usando Betaína
Shampoos Sólidos usando Betaína

Coco Betaína é diferente de Cocoamidopropil Betaína 

Coco Betaína não é o mesmo que Cocoamidopropil Betaína. Ambos são surfactantes e usados ​​em aplicações semelhantes, mas a coco betaína tem uma composição química ligeiramente diferente, que pode ser um pouco mais irritante para a pele.

Como usar?

Sua concentração dentro das fórmulas pode variar bastante, normalmente de 2 a 40%, conforme viscosidade, espuma e suavidade desejadas para a fórmula. Pode ser usada em body washes, shampoos, banhos de espuma, loções de limpeza, cremes, sabonetes para as mãos, produtos para bebês, condicionadores de cabelo e condicionadores co-wash.

Espumação promovida pelo ingrediente
Espumação promovida por produto usando o ingrediente

Em produtos de limpeza muito suaves ou para bebês, CAPB pode ser usado como o surfactante primário em conjunto com o decyl glucoside (não iônico). Sobretudo, essa mistura oferece um efeito limpante muito suave, sem muita espuma, uma boa sensação de hidratação e condicionamento. Se você tem a pele extremamente seca, considere fazer um produto de limpeza usando a cocoamidopropil betaína e o decyl glucoside juntos!

Aqui no canal temos algumas receitas usando essa combinação como no Shampoo Infantil e no Sabonete Facial Líquido.

O ingrediente Betaína possui origem vegetal e é semi-sintética. É um surfactante anfotérico secundário, portanto possui carga positiva em condições ácidas e negativa em condições alcalinas.

Mas afinal, o ingrediente betaína é seguro?

Existem informações controversas na internet com relação ao potencial alergênico da betaína. Todavia nunca tivemos nenhum relato de clientes alérgicos a nossos produtos feitos com CAPB. Ainda assim consultamos algumas pesquisas no site PUBmed que falam sobre seu potencial alergênico.

Embora o banco de dados do EWG a tenha atribuído à Betaína nota variável de 1-5 (dependendo do seu uso), o Painel de Especialistas do CIR revisou a literatura científica publicada disponível e concluiu que o CAPB era seguro para uso em produtos cosméticos com enxágue. No entanto, devido ao potencial de irritação da pele em concentrações de uso mais altas, o Painel de especialistas CIR recomendou que para produtos cosméticos destinados a permanecer na pele (produtos sem enxágue), a concentração de CAPB não deve exceder 3% de matéria ativa.

De acordo com uma pesquisa: “No teste de contato de acompanhamento com CAPB que estava livre de amidoamina, não houveram reações alérgicas positivas. (…) A amidoamina química, que é usada na síntese de CAPB é um contaminante conhecido de preparações de CAPB, e é provavelmente o real sensibilizador na maioria dos casos, em vez do próprio CAPB.”

Em outra pesquisa, conduzida em 2011 foi concluído que “a grande maioria das reações positivas ao CAPB são decerto falsos positivos. As reações alérgicas são muito raras. Isso confirmaria o CAPB como “não-sensibilizador significativo”, de acordo com os sistemas de classificação atuais.

Onde encontrar?

Existem diversas marcar que vendem a Betaína. Uma das mais famosas é o  Amphosol CG, produzido pelo BASF Latin America  que tem cerca de 30% CAPB ativo. Tem um pH de 5 a 7 e, a 10%, tem um efeito mínimo na irritação da pele e dos olhos (então você precisa usar cerca de 35% antes de atingir essa quantidade). Portanto, sempre consulte o seu fornecedor para saber os detalhes do produto. 

Você consegue comprar o anfótero betaínico na Destilaria Bauru. Lá eles disponibilizam a ficha técnica com várias informações importantes como por exemplos sobre a concentração dos ativos:


Confira aqui um vídeo que fizemos falando sobre o ingrediente Betaína:

E vocês, já usaram esse ingrediente? Também acham ele um super coringa? Enfim, nos conte sua opnião sobre seu uso e suas aplicações.

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Referências Bibliográficas

Axel Schnuch. Is cocamidopropyl betaine a contact allergen? Analysis of network data and short review of the literature. Acesso em: 14 junho 2021.

Cosmetics Info. Cocamidopropyl Betaine. Acesso em: 14 junho 2021.

EWG. Cocamidopropyl Betaine. Acesso em: 14 junho 2021.

J. F. Fowler et al. Allergy to cocamidopropyl betaine may be due to amidoamine: a patch test and product use test study. Acesso em: 14 julho 2021.

UL Prospector. Dehyton® PK 45 BASF Latin America. Acesso em: 14 julho 2021.

Publicado por:Espiral de Ervas

Por Equipe Espiral de Ervas

8 comentários sobre “Conhecendo o ingrediente Cocoamidopropil Betaína

  1. Oi meninas, eu não entendi muito a funcionalidade da Betaína, ela promove a redução da espuma e deixa a limpeza mas suave?

  2. Pode ser utilizada em formulações de sabonetes em barra para o rosto?

    E como promove estabilidade à espuma, está não é abundante?

    1. A espuma da betaína pura é beeeeeeeeem ralinha, ela é usada como tensoativo secundário em formulações de limpeza, vc pode usar em conjunto com SCI, SCS, SLSa, para fazer barras solidas. bjos

  3. Quero fazer o condicionador sólido, assisti sua live, mas fiquei em dúvida como usar o Procondition22. Por exemplo: se vou fazer 1k de massa de condicionador, qual o porcentagem do Procondition em relação a quantidade de massa? O 22% que vc mencionou? Não consegui entender. Obrigada e aguardo!…

  4. Oi meninas,,estou acompanhando vcs porque achei que vc tem uma linguagem ” técnica, faz um tempo que parei de estudar então tenho um pouco de dificuldade em entender algumas siglas..estou me aprofundando,,, e senti o interesse até mesmo de fazer faculdade…
    Mas até lá ..
    Queria entender! Essas singelas que vcs estão sugerindo a usar junto com o COCOAMIDOPROPRILBETAINA
    * SCI,SCS,SLSA

    1. Continua explorando essa aba da serie conheça o ingrediente, já falamos sobre cada um desses… normalmente a Sigla é a primeira letra de cada uma das palavras que compoe o nome do ingrediente na nomenclatura internacional (INCI NAME). por exemplo SCI: Sodium Cocoyl Isethionate. Fica mais fácil simplificar com SCI né?! eheheh bjos

Deixe uma resposta