ATUALIZAÇÃO POST TINTURA DE ERVAS, CLIQUE AQUI.

O que é?

Atintura de ervas assim como o oleato, é uma forma de extração das propriedades medicinais de uma determinada planta.
A saber, a diferença entre esse dois métodos, é o líquido que usamos para extração. Enquanto no oleato (extrato oleoso) usamos um óleo vegetal, na tintura (extrato alcoólico) usamos o álcool de cereais. Existem feitios que usam vodca ou vinagre de maçã como solvente.
A tintura de ervas consiste numa infusão de folhas, flores, cascas, raízes ou frutos, frescos ou secos em substância alcoólica.

Para que serve?

As tinturas preservam e concentram propriedades das ervas. Dessa forma, podem ser utilizadas em casa como aromatizador de ambiente, produtos de limpeza, e em cosméticos: repelentes, pomadas, sabonetes.
Então, além das propriedades medicinais das plantas, as tinturas apresentam aroma marcante, agregando perfume aos produtos.

A produção de tinturas é muito simples. Consiste basicamente em misturar a ervas escolhida com o solvente e observar a extração acontecer.

Observação
Antes de produzir uma tintura, pesquise e tenha certeza de que a planta e a tintura serão úteis para o fim que deseja.


Materiais necessários

– Pote de vidro com tampa (preferencialmente na cor âmbar)
– Solvente: álcool de cereais, vodca ou vinagre de maçã
– Opcional: Água Destilada
– Erva seca de sua escolha

Passo a passo

  • Primeiramente, esterilize o pote de vidro
  • Em segundo lugar, coloque a erva no pote e despeje o solvente até cobrir a erva. Se por acaso você optar por usar a erva fresca, saiba que a validade da sua tintura será reduzida pois a atividade de água presente na planta favorecerá ao crescimento de microorganismos.
  • A saber, a adição de água é opcional, caso você queira usar água opte pelas mais puras (desmineralizada ou destilada). Se acrescentar água, use um conservante solúvel em água, como solução de sorbato + benzoato ou Sharomix.
  • Em terceiro lugar, feche o frasco e deixe descansar em local fresco, seco e pouco iluminado por pelo menos três semanas, agitando diariamente.
  • Assim, quando alcançar a concentração desejada ou quando a erva perder completamente a coloração, coe e armazene protegido da luz.
Folhas e floresFrescas⅔ a ¾ do pote
Folhas e floresSecas½ a ¾ do pote
Raízes, cascas e frutosFrescos⅓ a ½ do pote
Raízes, cascas e frutosSecos¼ a ⅓ do pote
QUANTIDADE DE ERVAS EM PROPORCIONAL AO POTE

Observações
– A tintura não substitui o óleo essencial ou o oleato.
– É extremamente concentrada, portanto evite o uso diretamente na pele.
– Se desejar ingerir a tintura, procure um naturopata.
– Pode ser utilizada nos sabonetes, respeitando um limite de 2% do total da receita, visto que é composta apenas por álcool de cereais (as vezes água) e podem amolecer a barra. Evitar o uso no Cold Process.

Espero que vocês tenham gostado desse post, qualquer dúvida você pode deixar um comentário.

Agradecimentos especiais à Kalu e Valentina que contribuíram para esse conteúdo.

Assista o vídeo abaixo para você acompanhar o processo:

Publicado por:Espiral de Ervas

Por Equipe Espiral de Ervas

43 comentários sobre “Tintura de Ervas: O que é e Como fazer?

      1. Olá pessoal. Vcs teriam algum receita de pomada onde eu possa usar a tintura ? Fiz muita e não sei onde utilizar . Obrigada

  1. Existe alguma vantagem em optar pelo vinagre de maçã como solvente? E as desvantagens? No sentido de concentração. O álcool poderia ser conta-indicado para quem tem doenças hepáticas ?

    1. Oi, Roberto!
      Não encontramos nenhuma desvantagem ou vantagem no sentido da concentração. É legal usar o vinagre porque você aproveita as propriedades dele também.
      Não sei te dizer se o alcool é contra-indicado para doenças hepáticas.

      1. Gostaria muito de saber fazer os oleeatos e extratos glicerinados

  2. adorei as explicações,meu filho tem micose cronica gostaria de aprender a fazer as tinturas pra ajuda-lo,e fazer o sabonete usando essa tintura.

  3. Olá meninas vocês usam a tintura de álcool cereais para fazer o sabonete no processo de saponificacao? Queria saber para poder fazer!

    1. Olá, Silvia! No começo a gente usava um pouco de Tintura nos sabonetes sim, mas com o tempo percebemos que a tintura deixava os sabonetes mais moles e então começamos a usar apenas os óleos de infusão e os óleos essenciais.

  4. Olá! No caso de ser feita com vinagre de maçã, a tintura pode ser aplicada na pele e nos cabelos?
    Obrigada pelo post. 🌹

      1. Para fazer um spray de ambientes, pode acrescentar óleo essencial na tintura?

  5. Esquentar a 70° graus a tintura para evaporar o álcool, deixa ainda mais concentrado ou destrói sapopinas, flavonóides, fitoquímica das plantas, ervas e afins?

    1. Oi, Samuel!
      Nunca fiz esse teste em laboratório para confirmar, mas esquentar o alcool me parece uma ideia ruim. Se quer deixar o alcool evaporar basta deixa o pote aberto. Pode colocar um voal em cima pra não entrar sujeiras!

      1. Sabe dizer se deixar aberto parar o alcool evaporar, isso pode acabar evaporando as moléculas da planta junto?

  6. Ao fazer a tintura coloquei só as ervas e o álcool de cereais não coloquei a água. Já tem 8 dias que a mistura está preparada. Posso colocar a água agora? Será que por não ter colocado a água junto com os outros produtos está perdida minha tintura? Alguém pode me ajudar por favor.

  7. Olá meninas!
    Fiz uma tintura de hibisco com vinagre de maçã e gostaria de unir ao óleo vegetal para compor um tônico capilar, preciso utilizar algum emulsificante para fazer a mistura? O vinagre poderia reagir ao óleo?
    Muito obrigada!

    1. Olá Claudia, se você adicionar a tintura no óleo vegetal a mistura vai ficar bifásica. Terá que sacudir na hora de usar.
      Nós ainda não fizemos muitos testes com tônicos então fica difícil te ajudar, mas em breve faremos.

  8. Muito obrigada meninas!
    Vcs teriam uma ideia de proporção mais indicada para essa mistura da tintura com o óleo?

  9. Tenho uma dúvida qto a água da chuva, após coletada posso armazenar por qto tempo para usar no sabonete ou na tintura?

    Obrigada!

    1. Olá meninas!
      Obrigada pela postagem, ajudou mto!
      A minha dúvida é se a tintura e o extrato oleoso possuem a msm capacidade terapêutica nos sabonetes, e se ela permanece ativa mesmo depois da reação de sabonificação no processo a frio.
      Beijos!

      1. Olá, Ágatha!
        Quando extraimos com alcool, absorvemos subtâncias diferentes do que quando extraimos com óleos. Por isso que quando eu vou fazer uma pomada de calêndula, por exemplo, gosto de colocar tanto tintura quanto oleato na composição.
        Para os sabonetes saponificados, prefiro utilizar os oleatos, pois por serem a base de óleo não alteram com a estrutura normal do sabonete. Quando colocamos tintura, o sabonete tende a ficar mais mole quando endurecer e também a saponificar mais rápido.
        Com relação ao que permanece ativo após a saponificação, infelizmente não temos nenhum estudo científico que tenha averiguado essa informação. Portanto, se o seu intuito maior é a preservação dos extratos, aconselho fazer pelo Hot Process e adicionar o extrato oleoso como seu superfat.
        Um abraço

  10. Eu uso o oleato no cold process, mas depois da saponificação quando a base está pronta. Penso que assim não vai interferir com as propriedades do oleato.Gostaria da sua opinião se estou fazendo certo.

    1. oiii!! td bem? no cold a saponificação só se completa dps de enformado, geralmente entre 48 e 72h depois que vc enformou. Quando vc enforma, cerca de 20% apenas do seu sabão saponificou, restando ainda entre 80 e 70% de soda ativa, que infelizmente reagem com seu oleato (se vc usar ele no traço por exemplo.) A nao ser que vc use seu oleato apenas depois de fazer um rebatch do seu sabão (que é forçar um hot process), não tem como usar oleato no cold com a base pronta sem soda ativa. Beijos

  11. Olá manas,
    pra um banho energizante ou de limpeza, é aconselhável o uso da tintura? e qual seria a proporção adequada pra diluir em água?

    1. oiii!!! para banhos gostamos mas de fazer infusão aquosa do que usar tintura, pois o alcool é um agente adstringente que pode acabar ressecando a pele. mas se for usar, use uma pequena quantidade diluída na agua morna. beijos

  12. Estava pensando, tintura é apenas para uso oral? Posso usar no difusor ao invés de óleo essencial? Fico grata as respostas.

    1. as tinturas nao sao apenas de uso oral, sao de uso topico também. qto a colocar em um difusor, vc deve tomar cuidado pois será um alcool que poderá entrar em contato com fogo ou eletricidade (dependendo do seu difusor) e isso é arriscado. Além disso, os extratos e tinturas possuem uma minima fração de ativos das plantas, sendo que os terpenos (compostos aromaticos) são melhores extraidos em oleos do que em alcool, então provavelmente não terá efeitos aromaterapeuticos usar tintura em difusor! bjos

  13. No caso de usar álcool e água, posso diluir a solução de sorbato + benzoato depois da tintura pronta, ou só posso diluir quando começar a fazer a tintura ??

Deixe uma resposta