ATUALIZAÇÃO POST TINTURA DE ERVAS, CLIQUE AQUI.

O que é?

Atintura de ervas assim como o oleato, é uma forma de extração das propriedades medicinais de uma determinada planta.
A saber, a diferença entre esse dois métodos, é o líquido que usamos para extração. Enquanto no oleato (extrato oleoso) usamos um óleo vegetal, na tintura (extrato alcoólico) usamos o álcool de cereais. Existem feitios que usam vodca ou vinagre de maçã como solvente.
A tintura de ervas consiste numa infusão de folhas, flores, cascas, raízes ou frutos, frescos ou secos em substância alcoólica.

Para que serve?

As tinturas preservam e concentram propriedades das ervas. Dessa forma, podem ser utilizadas em casa como aromatizador de ambiente, produtos de limpeza, e em cosméticos: repelentes, pomadas, sabonetes.
Então, além das propriedades medicinais das plantas, as tinturas apresentam aroma marcante, agregando perfume aos produtos.

A produção de tinturas é muito simples. Consiste basicamente em misturar a ervas escolhida com o solvente e observar a extração acontecer.

Observação
Antes de produzir uma tintura, pesquise e tenha certeza de que a planta e a tintura serão úteis para o fim que deseja.


Materiais necessários

– Pote de vidro com tampa (preferencialmente na cor âmbar)
– Solvente: álcool de cereais, vodca ou vinagre de maçã
– Opcional: Água Destilada
– Erva seca de sua escolha

Passo a passo

  • Primeiramente, esterilize o pote de vidro
  • Em segundo lugar, coloque a erva no pote e despeje o solvente até cobrir a erva. Se por acaso você optar por usar a erva fresca, saiba que a validade da sua tintura será reduzida pois a atividade de água presente na planta favorecerá ao crescimento de microorganismos.
  • A saber, a adição de água é opcional, caso você queira usar água opte pelas mais puras (desmineralizada ou destilada). Se acrescentar água, use um conservante solúvel em água, como solução de sorbato + benzoato ou Sharomix.
  • Em terceiro lugar, feche o frasco e deixe descansar em local fresco, seco e pouco iluminado por pelo menos três semanas, agitando diariamente.
  • Assim, quando alcançar a concentração desejada ou quando a erva perder completamente a coloração, coe e armazene protegido da luz.
Folhas e floresFrescas⅔ a ¾ do pote
Folhas e floresSecas½ a ¾ do pote
Raízes, cascas e frutosFrescos⅓ a ½ do pote
Raízes, cascas e frutosSecos¼ a ⅓ do pote
QUANTIDADE DE ERVAS EM PROPORCIONAL AO POTE

Observações
– A tintura não substitui o óleo essencial ou o oleato.
– É extremamente concentrada, portanto evite o uso diretamente na pele.
– Se desejar ingerir a tintura, procure um naturopata.
– Pode ser utilizada nos sabonetes, respeitando um limite de 2% do total da receita, visto que é composta apenas por álcool de cereais (as vezes água) e podem amolecer a barra. Evitar o uso no Cold Process.

Espero que vocês tenham gostado desse post, qualquer dúvida você pode deixar um comentário.

Agradecimentos especiais à Kalu e Valentina que contribuíram para esse conteúdo.

Assista o vídeo abaixo para você acompanhar o processo:

Publicado por:Espiral de Ervas

Por Equipe Espiral de Ervas

Deixe uma resposta