Olá! Nesse post ensinamos a fazer um sabonete de manjericão e alecrim – cold process maravilhoso! O ingrediente de ouro dessa receita é o óleo de infusão (oleato) de manjericão cultivado no nosso quintal!

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO
Luvasóculosmáscara, mangas e calças cumpridas

Utensílios

Balança
Mixer (liquidificador ou batedeira)
Recipiente grande para fazer a mistura
Recipiente de vidro ou plástico que seja resistente ao calor
Colher de aço
Espátula
Forma forrada com papel manteiga
Tamanho da forma que utilizei: 52(comp) x 9 (larg) x 9(prof)

Ingredientes – Sabonete de Manjericão

500 g Oleato de Manjericão (feito com óleo de oliva)
400 g Óleo de Oliva Extra Virgem
200 g Óleo de Coco Extra Virgem
100 g  Óleo de Palma
393 g Água Destilada
162 g Soda Cáustica com pureza 97% ou mais*
10 g de Óleo Essencial de Alecrim

* Por que sabonete natural leva Soda Cáustica?

Rendimento

24 sabonetes de 2 cm e uma pequena sobra de 1 cm que uso para teste.

Passo a passo Sabonete de Manjericão

  • Em primeiro lugar, pese todos os ingredientes.
    (Deixe pra pesar os óleos essenciais na hora que for usar, pois são muito voláteis) 
  • Em segundo lugar, misture a água e a soda cáustica, colocando sempre a soda na água, nunca o contrário. Deixe esfriar até que seja possível encostar suas mãos do lado de fora do recipiente (por volta de 45 ºC).
  • Em terceiro lugar, derreta os óleos em banho-maria, e misture-os com a ajuda do Mixer, se for necessário.
  • Quando a mistura de soda esfriar, junte-a com os óleos e o oleato e bata com o Mixer até atingir o trace (textura de maionese).
  • Então, adicione o Óleo Essencial de Alecrim e misture.
  • Despeje na forma forrada e bata levemente para tirar o ar.
  • Deixe descansar por 48 horas em lugar arejado e protegido do sol.
  • Por fim, corte o sabonete e deixe o curar por 40 dias, protegido da luz solar e da umidade.

Validade

A validade desse sabonete pode variar, então, de acordo com a conservação, mas indicamos que você use com até três meses para usufruir de todas as propriedades. Ele não vai estragar depois disso, mas começa a perder um pouco do aroma. Com a finalidade de prolongar sua durabilidade você pode adicionar Oleoresina de Alecrim e Vitamina E em proporção de até 0,5% do total da receita, , eles são antioxidantes naturais. De qualquer forma, o sabonete vai ficando com o cheiro mais fraco, por isso recomendo usar nos primeiros 6 meses.

A saber, o sabão natural não contém aglutinante, substância sintética usada em sabonetes comerciais para evitar que eles derretam com a água. Portanto mantenha seu sabonete o mais seco possível. Da mesma forma, recomendamos que você divida seu sabonete em 2 ou 3 partes para o uso, deixando apenas um pedaço no box.

Dicas de Uso

Esse sabonete é indicado para todos os tipos de pele, também pode ser usado como shampoo sólido. Se usar como shampoo, use sempre associado a condicionadores liberados para a técnica low poo. Lembrando que é o pH dos sabonetes naturais é alcalino e algumas pessoas podem não se adaptar, por isso recomendamos shampoos sólidos não saponificados para um melhor resultado.

Espero que vocês tenham gostado desse post, qualquer dúvida você pode deixar um comentário.

Assista o vídeo abaixo para acompanhar o processo:

O que acharam? Deixa um comentário pra gente

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Publicado por:Espiral de Ervas

Por Equipe Espiral de Ervas

18 comentários sobre “Sabonete de Manjericão e Alecrim – Cold Process

  1. Gurias, adoro o canal de vocês, ele é muito bom, aforo o uso das plantas. Gratidão por partilharem o seu conhecimento! Me inspira

  2. Boa noite, vcs podem me elucidar o que seriam esses condicionadores liberados para a tecnica low poo? já li sobre a tecnica, enfim, seriam os condicionadores solidos que vcs tb ensinam, certo? pastilha tb…. em fim, me refiro pra entender o que acontece se usar o sabonete como shampoo e um condicionar comercial normal… sempre que usar um shampoo natural/vegano preciso usar o condicionar natural/vegano?todos os condicionadores naturais pertencem a tecnica low poo ou não necessariamente? deveria ser sempre uma venda casada no caso!! hehehe. Obrigada desde ja!!

    1. Olá, Ligia!

      A gente usa a técnica low poo como referência porque é bem mais fácil de achar informações sobre os produtos na internet.
      São produtos que não contém silicones, petrolatos, entre outros. Um shampoo mais natural não tem a capacidade de retirar esses ingredientes e eles podem acabar acumulando no cabelo.
      Um abraço

  3. Vcs usam a maior parte de óleo instaurado para dar mais condicionamento à barra? Dá certo fazer oleato com manjericão e outras ervas desidratadas que vende em loja de produtos naturais?

    1. Oie! Exatamente isso, as barras com teor mais alto de insaturados sao mais emolientes! Você pode sim adquirir suas ervas em casas de produtos naturais, quanto mais secas melhor para evitar que seu oleato se estrague! Beijos

Deixe uma resposta