Por que sabonete natural leva soda cáustica? A maioria das pessoas entram em pânico quando ouvem dizer que o sabonete natural leva soda cáustica, mas quando você entende a reação química entre o hidróxido de sódio ou potássio (base) e os óleos (éster/glicerídeo) tudo fica mais compreensível.
Antigamente, antes de existir a possibilidade de comprar a soda, as pessoas faziam um longo processo com a cinza da fogueira até obter o hidróxido. Os primeiros sabões eram feitos com misturas de gorduras de animais (sebo) com as cinzas de madeira específicas.
Atualmente esse processo foi facilitado e você pode comprar a soda ou potassa cáustica pronta para reagir com seus óleos no processo de saponificação. A reação de saponificação é aquela em que um éster ou glicídio (gordura) reage em meio aquoso com uma base forte (KOH ou NaOH). Os produtos formados são sais de ácidos graxos e glicerol, conhecidos como sabão e glicerina.
Cada óleo ou gordura produz combinações diferentes de sais e ácidos graxos variando suas propriedades.

Como vocês viram na imagem, depois que a reação está completa, a soda cáustica não está mais presente no sabonete. Os sabões produzidos nesse processo não geram resíduos pro meio ambiente, pois não possuem Lauril e outras químicas nocivas.
Precisamos ter muito cuidado com o manuseio da soda ou potassa cáustica. Porém se você usar todo os equipamentos de segurança: Luvas, óculos, máscara, mangas e calças cumpridas, os materiais adequados e seguir o passo a passo das receitas não correrá riscos e produzirá um sabão excelente pro seu corpo e pro planeta.
A soda para os métodos Cold e Hot Process precisa ser em escamas e com pureza no mínimo 97%.
E se mesmo assim você não quiser usar a soda? Sua alternativa é buscar uma base glicerinada, onde o processo com a soda já foi feito pra você. Porém cuidado, normalmente essas bases possui diversos aditivos não tão confiáveis, busque uma marca natural.
E para tirar todas as dúvidas, fizemos um vídeo explicando tudo certinho:
Espero que vocês tenham gostado desse post, qualquer dúvida você pode deixar um comentário.



Respondeu minha dúvidas obrigada
Caso eu queira utilizar a base glicerinada, como saber a quantidade dela que devo usar?
https://www.youtube.com/watch?v=msl9qRSGAuE Nesse vídeo a gente mostra como usar a base glicerinada.
Estou amando,vc é simpática e transmite muita segurança
Já fiz sabão de Coco mas a sua receita é mais simples e parece eficaz.
Maos à obra, vou me arriscar no mundo da saponificação
Gratidão 🙏
Mas esse sabão formado pela soda caustica é um sabão forte? Esse sabão vai retirar a barreira protetora da pele?
oi!!! Todo sabão é feito através do processo de saponificação e usa um álcali forte para reagir com os óleos, ou soda caustica ou potassa caustica. Mesmo os sabonetes glicerinados industrializados, ou os do mercado, são obtidos dessa forma. Sim, todo sabão desestabiliza temporariamente a barreira da pele para efetuar a limpeza, porém em questão de minutos a pele recupera e se reequilibra. Por isso sabão não é indicado para uso facial ou em peles sensíveis (nenhum sabão) e para esses casos são utilizadas barras de limpeza ou géis de limpeza sydets, que usa tensoativos sintéticos, produzidos a partir de ingredientes naturais (SCI, SCS, SLSa…), basicamente o mesmo princípio que o shampoo sólido pastilha (não saponificado). Beijos